Neste guia, estou dando especial atenção, já que ele foi feito para orientar os Novatos, neste episódio atual, que é o Episódio 2.
Começarei este guia explicando as gírias e termos usados no RF, acostumem-se com eles, já que o pessoal usa sempre, para não ficar perdido.
- Acc -> Raça acreciana, Exemplo: "Aquele acc me matou!" -> Aquele Acreciano me matou!
- Bell -> Raça Bellato, Exemplo: "Aquele bell me matou!" -> Aquele Bellato me matou!
- Hit -> Golpe, ataque, etc...
- Skill -> Habilidade, Exemplo: Estocada Brilhante
- Buffs -> (No RF as magias tem nome de Força, não confunda) Buffs são Forças, ou skills que melhoram os status do alvo, Exemplo: Fúria Selvagem, melhora o poder de ataque com armas de combate corpo-a-corpo, logo, é um Buff.
- Debuffs -> Debuffs são forças, ou skills que adicionam algum efeito negativo no alvo, Exemplo: Capturar, impede que você ande, é um efeito negativo, logo, é um debuff.
- Hit Kill ou Mono -> Matar alguém com 1 único golpe
- Dropar / Drop -> Quando você mata um monstro, ele dropa itens, ou seja, te dá itens, Ex: "vou dropar meu cajado reforçado agora" -> Vou conseguir meu cajado, reforçado, que vai cair de um monstro, agora.
- Pot -> Poções
- k -> Usado muito quando se fala de dinheiro, uma letra k substitui três zeros, exemplo: "Compro espada, por 30k" logo:"compro espada, por 30.000"
- NPC -> Non player Characters, são os carinhas que vendem poções, itens, etc... Mas não sao jogadores.
- Quest -> Missão, você recebe uma nova a cada nível.
- MAU -> Massive Armored Unit, são os robôs gigantes da raça Bellato
- bMAU, rMAU e blMAU -> São as versões dos MAUS, sendo o bMAU o MAU PRETO, de nível 40. O rMAU o MAU Vermelho de nível 50, e blMAU o MAU Azul
- Dallant -> Moeda Bellato
- Disena -> Moeda Cora
- CP -> Moeda Acc
- Gold -> Ouro
- CP(ou, para os acrecianos, PC, já que sua moeda é o CP) -> Pontos de contribuição, a sua posição no Rank da raça depende do seu CP.
- Tanker -> Personagem especializado em apanhar dos monstros, para que os outros batam
- Ranger -> Personagem especializado em ataques à longa distância
- Melee -> Personagem, ou, skill de curto alcance. Ex: Espadas, lanças, etc...
- Party -> Grupo, no máximo de 8 pessoas, onde você divide a experiência
- Guild -> Clã.
- CW -> Chip War, ou, guerra do Chip, ocorre três vezes ao dia, no centro das Minas Íngremes, nela, as três raças se enfrentam para ver quem consegue "quebrar" o centro de controle do outro, vence quem der o último golpe
- ACC (cuidao para não confundir com o acc, designador da raça!)-> Accrecia Control Center, ou, Centro de Controle Acreciano, aqui é onde os Acrecianos defendem seu chip contra outras raças, se localiza nas minas íngremes.
- BCC -> Bellato Control Center, ou, Centro de Controle Belato, aqui é onde os Bellatos defendem seu chip contra outras raças, se localiza nas minas íngremes.
- CCC -> Cora Control Center, ou, Centro de Controle Corita, aqui é onde os Coritas defendem seu chip contra outras raças, se localiza nas minas íngremes.
- GvG -> Guilda VS Guilda, ou seja, quando duas guildas da mesma raça se enfrentam em um jogo parecido com futebol americano, para ver quem fica com as colônias de cada raça.
- PvP -> Player VS player, ou seja, quando jogadores se enfrenta
- PB -> Pit Boss, são monstros fortes, que dropam equipamentos raros, como Elementais, que são acessórios, que além de fornecer uma defesa boa contra Forças, aumentam por exemplo, seu ataque.
Ok ok... Vamos ao Guia.
:: Estrutura do Jogo ::
Raças e Classes:
Raças e Classes:
Existem 4 tipos de Classes no RF Online: Guerreiros, Caçadores, Magos, Especialistas.
No lv 30 você poderá fazer sua primeira troca de classe
No lv 40 você poderá fazer sua segunda troca de classe.
Você poderá fazer a mudança de classe conversando com o administrador de sua raça. Além disse, se você se arrepender, poderá comprar um item na loja de Cash, este item vai resetar sua classe, mantendo seus níveis, PTs, etc...
Conheça cada classe do jogo:
:: Bellatos ::
A raça bellato é como um meio termo, entre coritas e acrecianos, contando com Guerreiros, Caçadores, Magos e Especialistas, seus magos não são tão bons em ataque quanto os magos Coras, porém, possuem magias de suporte, como cura (possuem uma classe voltada somente para cura), buffs que aumentam defesa, esquiva, etc... Guerreiros com um ótimo ataque, caçadores com dano elevado, e sua característica de Raça são os MAUs, que são robôs gigantes (medem cerca de 2x um bellato) e que são muito requisitados na raça, porém, caros(usados pelos especialistas).
Primeiras Classes:
- Combatente: É voltada para o ataque.
- Escudeiro: É voltada para a defesa
- Mestre das Armas: É voltada para ataque (se a sua primeira classe for combatente, ou defesa se a sua primeira classe for escudeiro), é uma classe voltada aos ataques com maça.
- Guerrilheiro: É como um melhoramento do combatente, voltado ao ataque
- Legionário: É como um melhoramento do Escudeiro, voltado a defesa.
Primeiras Classes:
- Renegado: Classe voltada ao ataque
- Atirador de Elite: Classe voltada à instalaçao de armadilhas
- Sentinela: Classe voltada a atrapalhar a vida do inimigo
- Franco Atirador: É como um melhoramento do renegado, voltada à causar danos.
- Espião: Voltada à instalação de armadilhas, e pode ficar invisível
Primeiras Classes:
- Telepata: Voltada ao Ataque
- Sacerdote: Voltada a cura
Segundas Classes:
- Mago: Como um melhoramento do Telepata, voltada ao ataque
- Protetor: Voltada ao teletransporte próprio ou dos membros do grupo
- Sumo-Sacerdote: Como uma melhora do Sacerdote, cura melhor ainda.
Primeiras Classes:
- Piloto: Classe especial bellato, pode usar os MAUS
- Artesão: Classe de criação de armas e armaduras bellato. Usa torres também.
Segundas Classes:
- Capitão: É como o melhoramento do piloto
- Ferreiro: É como o melhoramento do artesão.
:: Coritas ::
A raça corita é mais voltada para seus Magos, possuindo os Animus como característica de raça, Animus são suas invocações, cada uma com seu estilo.
Hecate: Animus voltado para dar golpes críticos, evitando que seu oponente se mova, ou use poções.
Paimon: Animus voltado para tankar
Innana: Animus voltado para Curar
Isis: Animus voltado para causar danos.
Conta com um guerreiro que possui uma skill que dá um dano elevadíssimo, bons caçadores, e seus especialistas não são muito usados.
Primeiras Classes:
- Soldado: Voltado ao ataque
- Defensor: Voltado a defesa
Segundas Classes:
- Templário: Como o melhoramento do Soldado, voltado ao ataque
- Defensor Sombrio: Como o melhoramento do Defensor, voltado à defesa
- Guardião: Voltada a desferir ataques rapidamente e atrapalhar a vida dos oponentes
Primeiras Classes:
- Arqueiro: Voltado à prender seu oponente e causar danos
- Rastreador: Voltado a instalação de armadilhas
Segundas Classes:
- Aventureiro: Voltado à causar danos, como o melhoramento do arqueiro.
- Corsário: Voltado a atrapalhar a vida dos inimigos,e encher a paciência
- Algoz: Como o melhoramento do rastreador, pode ficar invisível e possui uma habilidade com ataque bem alto.
Primeiras Classes:
- Druida: Voltado ao ataque com magias
- Invocador: Pode invocar Animus, tornando-os os magos mais dinâmicos
Segundas Classes:
- Bruxo: Como o melhoramento do Druida, causando danos com magias
- Feiticeiro: Como o melhoramento do Invocador, pode curar completamente seus animus.
- Necromante: Voltado a sua sobrevivência e pode teletransportar os membros do grupo
- Artesão: Voltados a criação de armas e armaduras.
- Armeiro: Como o melhoramento do artesão, podem usar um tipo de animus diferente, chamado Animus selados.
:: Acrecianos ::
A raça acreciana NÃO possui magos, mas, em contrapartida possui excelentes guerreiros e caçadores, sendo que suas armaduras possuem mais defesa do que as armaduras Cora e Bell. Sua característica de raça é o Lançador, que é como uma bazuca super poderosa que dá danos muito elevados(usada por caçadores). Possui um excelente Tanker, que além de uma habilidade que aumenta a eficiência de suas poções, aumenta a defesa. Seus especialistas, possuem granadas que lançam debuffs no oponente.
Primeiras Classes:
Segundas Classes:
Primeiras Classes:
Segundas Classes:
Existem 3 tipos habilidades, que são classificadas por níveis: Novato, Experiente, e Elite, TODAS as classes podem usar TODAS as habilidades, inclusive forças Novato, porém, somente poderão usar habilidades experiente e elite de sua classe específica.A raça acreciana NÃO possui magos, mas, em contrapartida possui excelentes guerreiros e caçadores, sendo que suas armaduras possuem mais defesa do que as armaduras Cora e Bell. Sua característica de raça é o Lançador, que é como uma bazuca super poderosa que dá danos muito elevados(usada por caçadores). Possui um excelente Tanker, que além de uma habilidade que aumenta a eficiência de suas poções, aumenta a defesa. Seus especialistas, possuem granadas que lançam debuffs no oponente.
Primeiras Classes:
- Destruidor: Voltado ao ataque.
- Gladiador: Voltado à defesa
Segundas Classes:
- Justiceiro : Como o melhoramento do destruidor, possui a rede que prende seus inimigos
- Demolidor : Voltado à aumentar seu ataque e defesa
- Mercenário : Como o melhoramento do gladiador, mais voltado à defesa
Primeiras Classes:
- Atirador: Voltado a causar danos altíssimos com seus lançadores
- Batedor: Voltado à instalação de armadilhas
Segundas Classes:
- Fuzileiro: Como o melhoramento do atirador
- Redentor: Atrapalha a vida dos inimigos, se auto destrói causando grandes danos, e pode teletransportar o grupo.
- Exterminador: Como o melhoramento do batedor, pode ficar invisível e tem uma habilidade com dano muito alto, usando facas de arremesso.
- Engenheiro: Voltado a criação de itens, pode instalar torres.Pode debuffar os inimigos com granadas especiais
- Cientista: Voltado ao suporte dos aliados, curando e recuperando sua barra de defesa, pode debuffar os inimigos com granadas especiais
- Comandante: Voltado ao suporte aos aliados, aumentando sua velocidade de movimento, etc... pode debuffar os inimigos com granadas especiais
:: Os Comandos e as Janelas do Jogo ::
Existem dois modos de jogo: O Modo Mouse, e o Modo teclado. No modo mouse, você se movimentará usando o Mouse, e no modo Teclado, se movimentará usando o mesmo.
Para alterar entre modo Mouse e Teclado, aperte a letra H
Comandos:
Aqui, você terá acesso as suas habilidades, verá sua descrição, o seu nível e poderá criar um atalho para seu uso. Para criar um atalho, basta clicar na habilidade e movê-la para a barra de habilidades, no slot da sua escolha.
Todas as habilidades possuem níveis, que vão de 1 até 7. Para aumentar o nível de sua habilidade basta simplesmente usá-la. As habilidades de caçadores upam 2x mais rápido que as habilidades de Guerreiros ou Forças.
Para alterar entre modo Mouse e Teclado, aperte a letra H
Comandos:
- Q~E: Movimenta a câmera horizontalmente
- W~A~S~D: W: Movimenta o personagem para frente, seja no modo teclado ou Mouse, Letra A no modo teclado movimenta para a esquerda, e letra S no modo teclado move para baixo, e no mouse abre a tela de habilidades, no modo teclado, move o personagem para trás, a letra D, move o personagem para a direita, somente no modo teclado.
- R: Abre e Fecha o Radar
- U: Somente para a raça corita, abre a janela de Animus
- I: Abre a janela do inventário.
- O: Abre a janela de opções
- P: Abre a janela do Grupo
- F: Abre a janela de Forças (magias)
- G: Abre a janela de Guildas
- H: Altera entre modo teclado e Mouse
- J: Abre o jornal, aqui você poderá ver suas quests pendentes e detalhes sobre as mesmas.
- K: Altera a câmera para uma visão aérea
- L: No modo teclado, abre a janela de Habilidades
- X ou Barra de Espaço: Pega itens do Chão
- Barra de espaço quando se traça um monstro como alvo: Ataca normalmente
- Ç: No modo teclado altera entre modo de combate e pacífico
- N: No modo teclado, altera entre correr e andar
- W: No modo mouse, altera entre correr e andar.
- C: Abre a janela de detalhes do personagem
- B: Abre a janela de amigos
- [: Altera o uso de habilidades, ao invés de usar: F1, F2, F3, F4... Etc... Você usará os números 1, 2, 3, 4...
- T: Abre a janela de chat, clicando em uma bolinha que fica do lado da caixa onde você digitará o texto, você poderá editar filtros para o chat.
- Y: Abre a janela do MACRO.
:: A janela de Habilidades e Forças ::
Aqui, você terá acesso as suas habilidades, verá sua descrição, o seu nível e poderá criar um atalho para seu uso. Para criar um atalho, basta clicar na habilidade e movê-la para a barra de habilidades, no slot da sua escolha.
Todas as habilidades possuem níveis, que vão de 1 até 7. Para aumentar o nível de sua habilidade basta simplesmente usá-la. As habilidades de caçadores upam 2x mais rápido que as habilidades de Guerreiros ou Forças.
Assim:
- Guerreiros não poderão usar Habilidades Experiente e Elite de caçador, tão pouco forças experiente e elite. Porém, usam habilidades Experiente e Elite de Guerreiro
- Caçadores não poderão usar Habilidades Experiente e Elite de guerreiros, tão pouco forças experiente e elite. Porém, usam habilidades Experiente e Elite de caçador.
- Magos não poderão usar Habilidades Experiente e Elite de caçador e guerreiros, mas poderão usar as Forças experiente e Elite, cada força tem um elemento: Sagrado/Trevas (Sagrado para bellato, trevas para coritas) Fogo, Água, Terra, Vento.
- Especialistas usam habilidade Experiente de Caçador e Guerreiro(não usam elite), porém, não usam forças experiente, nem elite.
Para se conseguir Habilidades Elite: Basta ter 50 PT de habilidades Novato e 50 PT de habilidades Experiente
No caso dos Especialistas, para se usar habilidades Experiênte, são necessários 50 PT de Novato.
Para as Forças, você contará individualmente cad Elementl, por exemplo, se você tiver 30 PT de fogo, poderá usar habilidades experiente de fogo, se tiver 30 PT de àgua, poderá usar habilidades experiente de água, e assim por diante. Lembrando que a raça bellato não usa elemento Trevas, somente elemento Sagrado, e a raça Corita não usa elementl sagrado, somente elemento Trevas
:: Habilidades de Combate ::
Descrição: | Usada com: | FP Necessário | Delay | ||||||||
Golpe Brilhante Tem chance de impedir que o alvo corra depois de atingido | Facas, Espadas, Machados, Lanças | 30 | 6 Segundos | ||||||||
Corte Preciso Possui uma alta chance de atordoar quando se usando uma maça; | Faca, Machado, Maça | 30 | 6 Segundos | ||||||||
Investida Bom ataque para se usar com lanças e espadas | Espada, Lança | 30 | 6 Segundos | ||||||||
Fúria Selvagem Aumenta significantemente seu dano com ataques de corpo-a-corpo. | Todas de curto alcance | 30 | 1 Segundo | ||||||||
Golpe Certeiro Aumenta a sua precisão, usada também por magos, assim, eles acertarão mais suas magias | Todas de curto alcance | 30 | 1 Segundo | ||||||||
Fúria Extendida Aumenta o alcance dos seus golpes de curto alcance. | Todas de curto alcance | 30 | 1 Segundo | ||||||||
Golpe Morta Poderoso ataque em área. Muito bom quando se está mobado por monstros. | Facas, Espadas, Machados, Lanças | 90 | 12 Segundos | ||||||||
Vigor e Poder Poderoso ataque para alvos que estão próximos. | Facas, Espadas, Machados, Lanças | 90 | 12 Segundos | ||||||||
Ataque Letal Causa muito dano à um único alvo. | Facas, Espadas, Machados, Lanças | 60 | 12 Segundos | ||||||||
Habilidade Ampliada Aumenta a duração dos seus buffs de habilidade. | Todas de curto alcance | 60 | 1 Segundo | ||||||||
Contra Ataque Ao invés de receber o ataque, você dará outro, desviando, e atacando, porém você ficará parado para contra atacar isso é ruim em situações de fuga. | Todas de curto alcance | 60 | 1 Segundo | ||||||||
Ruptura de Escudo Reduz as chances de se ter um golpe bloqueado por escudo. | Todas de curto alcance | 60 | 1 Segundo | ||||||||
Tornado Ataque em área mais poderoso dos guerreiros, seu dano é muito elevado. | Facas, Espadas, Machados, Lanças | 135 | 18 Segundos | ||||||||
Poder de pressão Ótimo ataque para se usar em alvos próximos. | Facas, Espadas, Machados, Lanças | 135 | 18 Segundos | ||||||||
Incontrolável Outro ótimo ataque, porém, para um único alvo. | Facas, Espadas, Machados, Lanças | 90 | 18 Segundo | ||||||||
Precisão Absoluta Aumenta a taxa de crítico para habilidades de curto alcance. Classes que usam maça gostam muito dessa habilidade |
| 90 | 1 Segundo | ||||||||
Purificação Serve para limpar os seus buffs e debuffs aplicados, muito usada quando você recebe um buff indesejado. | Todas de curto alcance | 90 | 24 Segundo |
:: Habilidades de Longo-Alcance ::
Disparo rápido Ataque muito rápido | Arcos, Arma de Fogo e Arremesso | 30 | 6 Segundos | |||||
Carga rápida: Aumenta a velocidade de ataque esta habilidade é essencial para qualquer caçador. | Todas De Longo alcance. | 30 | 1 Segundo | |||||
Disparo Preciso Aumenta a sua precisão assim você terá menos chances de errar um tiro | Todas De Longo alcance. | 30 | 1 Segundo | |||||
Disparos Múltiplos Atira várias flechas, causando dano em área | Arcos | 90 | 12 Segundos | |||||
Disparo Certeiro Lento, porém preciso, este tiro é excelente para se acertar pessoas com muita esquiva e baixa defesa. | Armas de Fogo e Arremesso | 60 | 12 Segundos | |||||
Longo Alcance Aumenta o alcance do seus ataques esta habilidade faz muita diferença em um PVP | Todas De Longo alcance. | 60 | 1 Segundo | |||||
Evasão Excelente habilidade, ela aumenta a sua esquiva, em nível GM ela aumenta em 30. | Todas De Longo alcance. | 60 | 1 Segundo | |||||
Disparo Destruidor Ataque mais forte possíel usando-se um arco ou uma arma de arremesso, porém o seu tiro é lento. | Arco e Arremesso | 90 | 18 Segundos | |||||
Disparo Selvagem Excelente ataque usando-se armas de fogo, ele atira vários tiros no inimigo aumentao suas chances de ser atordoado, e causando dano em área. | Armas de Fogo | 180 | 18 Segundos | |||||
Fogo Cruzado Aumenta significantemente a sua taxa de golpes críticos, esta habilidade é usada em conjunto com metralhadoras com tálicas do caos. | Todas De Longo alcance. | 90 | 1 Segundos |
:: A Janela de Ações ::
Eis a minha Janela de Ações, orientem-se pelos números, eu dividi ela pela metade para que fique mais fácil de entender ( e para que caiba na tela também! lol)
Legenda:
1: Modo de auto ataque, se o quadradinho está aberto, você terá de apertar barra cada vez que for atacar normalmente, se estiver como uma "mira" o personagem atacará automaticamente o alvo apertando-se a barra de espaço.
2: Modo de corrida, andar, ou voar no jetpack, o meu íncone disponibiliza o modo jetpack, para alterar entre corrida e andar, aperta N no modo teclado, e W no modo mouse.
3: Modo de batalha, ou pacífico, muitos ítens não podem ser usados quando se está em modo de batalha, como os teletransportes, além disso, se você atacar ou ser atacado, você automaticamente será mudado para modo de batalha. Você só poderá mudar para modo pacífico novamente após 10 segundos desde o último ataque recebido ou feito.
4: Porcentagem de experiência atual.
5: Barra de experiência, mesma coisa do número 4.
Macro: Estes são os ícones do macro de ações, leia mais sobre ele abaixo.
6: Você pode colocar poções na barra de ação, para usá-las, aperte o F correspondente a ela, por exemplo, F1, F2, F3... Etc... Ou simplesmente clique com o botão direito nela, clicar com o botão direito vale para usar todos os tipos de ícones na barra de ações, e você usará muito isso. Somente os ícones da primeira linha poderão ser usados com F1, F2, F3, F4, F5, F6, F7, F8, F9, F10.
7: Você poderá mover equipamentos para a barra de atalhos também.
8: Se você esqueceu o atalho para a janela de status, janela de magias, e etc... Pode acessá-las clicando neste ícone.
9: O ícone da bolsa é o inventário, e o outro são as opções.
10: Loja de cash, compre itens com dinheiro real aqui.
Legenda:
1: Modo de auto ataque, se o quadradinho está aberto, você terá de apertar barra cada vez que for atacar normalmente, se estiver como uma "mira" o personagem atacará automaticamente o alvo apertando-se a barra de espaço.
2: Modo de corrida, andar, ou voar no jetpack, o meu íncone disponibiliza o modo jetpack, para alterar entre corrida e andar, aperta N no modo teclado, e W no modo mouse.
3: Modo de batalha, ou pacífico, muitos ítens não podem ser usados quando se está em modo de batalha, como os teletransportes, além disso, se você atacar ou ser atacado, você automaticamente será mudado para modo de batalha. Você só poderá mudar para modo pacífico novamente após 10 segundos desde o último ataque recebido ou feito.
4: Porcentagem de experiência atual.
5: Barra de experiência, mesma coisa do número 4.
Macro: Estes são os ícones do macro de ações, leia mais sobre ele abaixo.
6: Você pode colocar poções na barra de ação, para usá-las, aperte o F correspondente a ela, por exemplo, F1, F2, F3... Etc... Ou simplesmente clique com o botão direito nela, clicar com o botão direito vale para usar todos os tipos de ícones na barra de ações, e você usará muito isso. Somente os ícones da primeira linha poderão ser usados com F1, F2, F3, F4, F5, F6, F7, F8, F9, F10.
7: Você poderá mover equipamentos para a barra de atalhos também.
8: Se você esqueceu o atalho para a janela de status, janela de magias, e etc... Pode acessá-las clicando neste ícone.
9: O ícone da bolsa é o inventário, e o outro são as opções.
10: Loja de cash, compre itens com dinheiro real aqui.
:: A Janela de Status ::
Apertando C você abrirá sua janela de status, ela descreve tudo do seu personagem.
Repare na área destacada em vermelho, clicando e arrastando ela para cima ou para baixo, aumenta ou diminui o tamanho da janela.
Patente, Seu nível, seus pontos de contribuição, sua classe, sua guilda, etc... Mostra também sua defesa, mas não se baseie nesta defesa mostrad aí, ela é uma "média", só usada como referência. A defesa funciona assim:
Existem 5 partes de sua armadura:
Cabeça:
Tronco:
Luvas:
Calças:
Botas:
Quando você é atacado, o ataque acertará uma dessas partes, sendo que cada uma tem uma defesa, por exemplo, a defesa do tronco é muito mais alta que a defesa da bota. Assim, o dano varia.
Porém, ela também mostra os PTs de seu personagem, para entender mais sobre PTs, confira um outro guia feito por mim, aqui:
http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RFONLINE/forums/t/215102.aspx
Mostra também sua defesa elemental, a defesa elemental é responsável pela redução de dano elemental que seu personagem recebe, atualmente ela está bugada (Este guia está sendo escrito em 30/01/2008)
Já que estamos falando de Defesa elemental, direi as fraquezas e forças elementais de cada elemento:
- Fogo:
- Forte Contra: Terra
- Fraco Contra: Água
- Indiferente Contra: Vento
- Àgua
- Forte Contra: Fogo
- Fraco Contra: Vento
- Indiferente Contra: Terra
- Terra:
- Forte Contra: Vento
- Fraco Contra: Fogo
- Indiferente Contra: Àgua
- Vento:
- Forte Contra: Àgua
- Fraco Contra: Terra
- Indiferente Contra: Fogo
:: O inventário ::
O inventário é aberto apertando-se a tecla I. Ele mostra seus equipamentos, suas munições equipadas e etc..
Os equipamentos são os seguintes:
Munições (são dois slots para munições, a principal e a reserva)
Acessórios, são dois tipos de acessórios: Anéis, e Amuetos para os Bellatos, Brincos e Braceletes para os Coritas, Chips e Visores para os Acrecianos. Você poderá usar dois de cada tipo de acessórios, totalizando 4. Os acessórios serão o que determinam você no futuro, pois os mais raros aumentarão em muito seu ataque e defesa ou esquiva.
Eis uma lista acessórios de cada raça, não citarei a defesa elemental dada por cada um, já que ela está bugada, portanto, citarei só o status dado.
:: Acessórios Bellato ::
Amuletos:
Aumenta defesa de 5~10%
Aumenta o nível das habilidades em 1
Aumenta defesa em 5~10
Reduz consumo de FP em 5~10%
Aumenta esquiva em 5~10
O Mais forte:
Conhecido como Elemental, Efeitos: Aumenta ataque em 10 ~25%, Aumenta defesa em 10~30%, Aumenta esquiva em 5~25, Reduz consumo de FP em 10~30%, Aumenta Stamina em 30 ~50%, Aumenta o nível das habilidades em 1. Esses efeitos são cumulativos, você pode conseguir um elemental perfeito que aumenta ataque em 20% e Defesa em 25% em um só, por exemplo.
Anéis:
Aumenta nível das Habilidades em 1
Reduz consumo de FP em 5~10
Aumenta stamina em 10~30%
Especiais:
Anel de Palmas (guerreiro) Aumenta ataque e defesa em 20%
Anel de Palmas (caçador) Aumenta ataque em 20% e esquiva em 20
Anel de Palmas (magos) Aumenta ataque e defesa em 20%
Estes anéis são drops de Pit Bosses
O Mais forte:
Conhecido como Elemental, Efeitos: Aumenta ataque em 10 ~20%, Aumenta defesa em 10~25%, Aumenta esquiva em 5~20, Reduz consumo de FP em 10~30%, Aumenta Stamina em 30 ~50%, Aumenta o nível das habilidades em 1. Esses efeitos são cumulativos, você pode conseguir um elemental perfeito que aumenta ataque em 20% e Defesa em 25% em um só, por exemplo.
:: Acessórios Coritas ::
Braceletes:
Aumenta precisão em 5~10
Aumenta stamina em 30 ~ 50%
Aumentam ataque em 5~10%
Redução no consumo de FP em 5~10%
Aumento do nível das habilidades em 1
O mais forte:
Aumenta ataque em 5~25%, Defesa em 5~20%, Nível da Habilidade em 1, Esquiva em 5~20.
Brincos:
Redução no Consumo de FP em 5~10%
Aumento no nível das habilidades em 1
Aumento da stamina em 30~50%
Especiais:
Andarilho da Noite (magos): Aumenta ataque e defesa em 25%
Andarilho da Noite (caçadores): Aumenta ataque em 25% e esquiva em 20
Andarilho da Noite (guerreiros) Aumenta ataque e defesa em 25%
São drops de Pit Bosses.
O mais forte:
Aumenta ataque em 5~25%, Defesa em 5~20%, Nível da Habilidade em 1, Esquiva em 5~20.
:: Acessórios Acrecianos ::
Chips:
Reduz o consumo de fp em 5~10%
Aumento do nível das habilidades em 1
Aumenta o HP e FP em 15~25%
Aumenta precisão em 5~10
Aumenta ataque em 5~10%
Aumenta stamina em 30~50%
Especiais:
Chip de Daedalos (Lançador): Aumento de 25% no ataque, em 0.5 na velocidade de locomoção e aumenta a velocidade de ataque do lançador.
Chip de Daedalos (Caçador): Aumento de 25% no ataque em 20 na esquiva e em 0.5 na velocidade de locomoção
Chip de Daedalos (Guerreiro): Aumento de 25% no ataque e defesa e em 0.5 na velocidade de locomoção
Drops de Pit Bosses
O mais forte:
Aumenta ataque em 10~25%, Aumenta defesa em 10~25%, Aumenta esquiva 5~20, Stamina de 30 ~ 50%, Habilidade em 1, e Velocidade de Locomoção em 0.5
Visores:
Aumenta defesa em 5~10%
Aumenta Habilidade em 1
Reduz consumo de FP em 5~10%
O Mais forte:
Aumenta ataque em 10~25%, Aumenta defesa em 10~25%, Aumenta esquiva 5~20, Stamina de 30 ~ 50%, Habilidade em 1, e Velocidade de Locomoção em 0.5
~~~~~~~~~~
- Cabeça: Parte da armadura, com a terceira maior defesa
- Tronco: Parte da armadura com a maior defesa
- Luva: Parte da armadura com a quarta maior defesa
- Calça: Parte da armadura com a segunda maior defesa
- Botas: Parte da armadura com a pior defesa.
Estas partes também podem ser aprimoradas:
- Cabeça: Geralmente recebe upgrades para se evitar tomar debuffs.
- Tronco: Geralmente recebe upgrades para aumento de defesa
- Luvas: Geralmente recebe upgrades para aumento na precisão
- Calças: Geralmente recebe upgrades para aumento de defesa
- Botas: Geralmente recebe upgrades para aumento de esquiva.
Capa: A capa é chamada de Jetpack, um jetpack é uma mochila à jato, que fazem seu personagem correr muito rápido durante um bom tempo, elas são usadas somente por personagem de nível 40+, são caras, e podem ser determinantes na superioridade do seu personagem.
Para fazê-los, basta juntar: 99 Lasers, 99 Tecidos, 1 Mochila, 1 Excelsior Oliva (Pode ser A, B, ou C) e uma Tálica (Tálica do Caos ou Tálica elemental, de sua preferência). Você deve conversar com o NPC: Herói
Se você usar a tálica do Caos, seu jetpack reduzirá as chances de se tomar um golpe crítico, se usar uma tálica elemental, ele aumentará a sua defesa elemental.
Se você usar um excelsior A, as chances de sucesso são de 30%, se usar um B, as chances de sucesso são de 40% e se usar um C, as chances de sucesso são de 50%. Além disso, é cobrada uma taxa de criação, De 9kk para o A, e 22kk para o C.
Existe também o Jetpack de nível 50, ele possui a mesma fóruma(porém, usa 5 excelsiors) tem o efeito melhor que o de nível 40.
Você começará somente com uma mochila, cada mochila pode ser comprada no NPC por 22k em média, e será necessário equipá-la, basta clicar com o botão direito nela.
A Janela de macro é acessada com o Atalho Y, nele você poderá colocar 3 coisas:
Poções para serem automaticamente usadas
Ações, para usar várias habilidades automaticamente, ou até mesmo troca de equipamentos automáticos
Chat automático.
Para usar o macro de poções, arraste a poção correspondente ao quadradinho, em cima desse quadradinho terá um valor, que pode ser alterado movendo-se a barra que fica do lado dele. O número que ficar em cima do quadradinho indica que, quando vc ficar com este número, a poção será usada.
Exemplo: Você deixa o número em 3250 HP, quando você ficar com 3250 de HP, a poção será automaticamente usada.
A minha recomendação para o macro de poções é a seguinte:
Se você usa poção de 1k, e tem 8000 de HP, deixe o macro em 7000.
Se você usa poção de 2k e tem 8000 de HP, deixe o macro em 6000
Se você usa poção de 6k e tem 8000 de HP, deixe o macro em 2000
O mesmo para o macro de FP.
Já para o macro de SP, deixe sempre em 200 ou 100.
O macro de ações é a segunda Aba, nela, você poderá editar os atalhos, são 3 tipos atalhos diferentes. Geralmente classes que trocam de armaduras constantemente colocam suas amaduras lá.
Exemplo: Eu uso dois dos macros de ações para trocar entre os equipamentos de mago e caçador para correr mais rápido.
Eu coloco em uma das ações os 5 equipamentos de mago: Cabeça, Tronco, Luva, Bota e Calça.
No outro, os mesmos equipamentos, porém, de caçador.
Movo o ícone da ação para a barra de ações, e para trocar, simplesmente clico nele com o botão direito.
Você poderá assim, trocar o set de range e melee rapidamente.
:: O Chat ::
O Chat do jogo é bem simples e fácil de se usar.
Para enviar mensagem para o Mapa: Digite antes da mensagem: /Mapa
Para enviar mensagem para o Grupo: /Grupo
Para enviar mensagem para a Guilda: /Guilda
Para enviar mensagem para Venda e Compra: /Vender ou /Comprar
Para personalar seu chat aperte T, e clique na esferinha que existe do lado da barra de mensagens.
Para enviar mensagem para o Mapa: Digite antes da mensagem: /Mapa
Para enviar mensagem para o Grupo: /Grupo
Para enviar mensagem para a Guilda: /Guilda
Para enviar mensagem para Venda e Compra: /Vender ou /Comprar
Para personalar seu chat aperte T, e clique na esferinha que existe do lado da barra de mensagens.
:: O Jogo ::
Tudo bem, considerando que você já criou seu personagem, já escolheu a sua raça, sua classe inicial, você começará a jogar... Será teletransportado para a área do Tutorial, por favor, façam o tutorial, nele vocês aprenderam muito sobre o jogo.
Após terminar o tutorial, recomendo explorar o seu QG antes de qualquer coisa, saiba onde estão os NPCs, abra a janela de Habilidades e Forças, leia suas descrições, aprenda sobre o jogo.
Hora de começar a matar monstros no QG de sua raça. Você geralmente ficará aqui até meados do nível 23~25. Perceba que, a cada nível você receberá uma quest nova a . As primeiras quests lhe darão mochilas, e você deverá clicar com o botão direito nelas para equipá-las, você poderá carregar 5 mochilas, e cada mochila possui 20 espaços. Falando em itens, antes de prosseguir, leia este outro guia meu, para entender melhor sobre as Armas leia este outro guia meu: http://rfonlinegugu.blogspot.com/2009/11/guia-de-armas.html
Se você dropar uma arma Dilaceradora, guarde-a para sempre com você, pois ela fará você correr mais rápido. Se você dropou um escudo místico, guarde para você, assim você poderá upar seus PTs de escudo mais facilmente.
Continue matando monstros, ganhando níveis e dinheiro (venda os ítens no NPC,ou para algum outro jogador), se tiver dúvidas a respeito das quests, pergunte alguém, mas tenha bom senso, seja educado e saiba agradecer. O sistema do RF é assim: Você faz uma quest de um monstro, e geralmente o monstro da próxima quest está localizado um pouco adiante da quest do seu último monstro.
Por volta do nível 13 você poderá usar o tipo de armadura de cada classe. Se você é um guerreiro, vai usar armadura de combate. Se é um Caçador, vai usar armadura de Alcance, se é Espiritualista, usará armadura de Mago. Elas são compradas no QG, cada uma tem suas vantagens:
Armaduras de Guerreiros: Maior precisão, e maior defesa
Armaduras de Caçadores: Maior velocidade de movimento, velocidade de ataque e defesa elemental
Armaduras de Magos: Aumentam seu SP e dano com Magias.
Mesmo você sendo um mago ou um guerreiro, vale a pena upar seus PTs de alcance para poder usar suas armaduras de alcance e correr mais rápido.
Note que, o dano dos monstros vai aumentando a medida que você vai avançando de níveis, mesmo usando equipamentos do seu nível, verá que alguns monstros te dão 500 de dano, e suas pequenas poções de 250 de HP não conseguem fazer você sobreviver, hora de comprar poções que curam 500 de HP. Vá ao portal, e escolha a opção de base avançada, verá que aqui vende equipamentos de nivel maior, além de poções melhores, compre-as, e continue a upar. Em níveis baixos, não compensa fazer grupos com outras pessoas.
Chegará em um momento que você receberá uma quest para matar Raptores Vermelhos, IGNORE esta quest por enquanto, seu prêmio é relativamente bom, porém, os Raptores Vermelhos se localizam no Deserto de Sette, que é um lugar onde vários jogadores de nível alto vão para fazer PvP, faça esta quest quando se sentir seguro, porque, apesar de precisar matar somente 10 Raptores, eles são monstros de Elite, ou seja, possuem HP mais elevado, então, guarde esta quest para depois, quando você estiver mais fortinho.
Ok... Você pegou uma quest nova, mas, o monstro não está no QG! Se você é Acrecia, estará em Arsenal 117 ou 213, se for Bellato, estará em Anacaade ou Solus, se for Corita, estará em Numerus ou Haram. Hora de mudar seu lugar de UP, você irá para uma colônia! Teletransporte-se para uma, e marque um ponto de renascimento em algum NPC.
Lindo, você está matando o monstro, com suas poções que curam 1k, compradas na própria colonia, quando de repente, PUM! Você morre! Mas o que aconteceu? O que este cidadão da raça inimiga está fazendo em um local da minha raça? A resposta é simples, ele está fazendo Raid, que é invadir a colonia de outra raça para matar pessoas de nível baixo, como você :D. Todas as raças fazem isso, inclusive você fará isso quando estiver mais fortinho, mas por agora, deixemos isso de lado.
Ok, apesar dos inoportunos, tem sempre membros de sua raça que estão dispostos a matar estas pessoas que fazem raid. Você chegará no nível 25, e perceberá que os monstros já dão uma experiência exaustivamente baixa... Hora de fazer grupos.
Neste nível também, você já poderá ir para as minas ajudar na Chip War, mesmo que só para morrer, este período vai servir como experiência para você, e experiência poderá salvar sua vida no futuro. A Chip War ocorre todo dia, as 6:00, 14:00 e 22:00.
Então... Falaremos dela: :: Chip War ::
Sendo o principal evento de PVP do jogo, nele as 3 raças lutam pelo centro da mina, este centro fornece mineração de minerais que lhe fornecem tálicas e jóias, essenciais para o melhoramento de suas armas e armaduras.
Ganha a chip war a raça que conseguir destruir o chip da outra, e defender seu guardião durante meia hora após a quebra do chip.
Prosseguiremos então:
Para fazer um grupo, segure CTRL e clique com o botão direito no personagem, selecione a opção grupo, vocês terão formado um grupo.
Um grupo com 2 pessoas, tem a experiência ganha em cada membro reduzida, um grupo com 3 a 7 pessoas, não sofre alterações de experiência, já um grupo com 8 pessoas, tem um aumento significante na experiência ganha. A partir de agora, você não conseguirá upar sozinho, só upará em grupo, pelo resto de sua vida.
Ahá! Peguei meu lv 30, com muito esforço, muito ardor, trabalhei duro, mas agora posso mudar de classe... Vá no administrador de sua raça, e escolha: Mudar de classe, você fará a mesma coisa no nível 40.
Veja aquele belo brilho sobre você, ganhar aquele monte de PTs, e aquele equipamento novo, é algo lindo de se ver, mas, a parte difícil começa agora.
Vá testar suas novas habilidades de classe, a partir de agora começará a se preocupar mais e mais com seus PTs.
Minha recomendação é a seguinte: Upe muito seus PTs enquanto ainda for de nível inferior à 40, dê preferencia à chegar no nível 40 com: 48 PT de Combate e Alcance(os dois), se for um caçador ou guerreiro, a partir de agora, você não precisará mais parar para upar seus PTs de alcance e combate, pois, você levará muito mais tempo para upar um nível, e seus PTs vão subir mais.
Como você já é de nível superior a 30, está na hora de começar a fazer portais, estes portais lhe darão itens muito bons, como armas de nível superior. Recomendo fazer sempre para conseguir sua arma, assim, você vai ter sempre uma vantagem.
:: Upando PTs e Fazendo dinheiro ::
Para entender mais detalhadamente como os PTs funcionam, leia este outro guia meu: http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RFONLINE/forums/t/215102.aspxMinha recomendação é que você chege no nível 40 com os seguintes PTs:
PT Principal (se você é guerreiro, seu PT principal é de combate, se é caçador, longo alcance, e assim por diante).
PT Principal (se você é guerreiro, seu PT principal é de combate, se é caçador, longo alcance, e assim por diante).
- PT Principal: 48
- PT secundário: 54
- Força, caso você não seja mago não é necessário se upar.
- MAU, Animus ou Lançador: Sempre o máximo possível, vale lembrar que somente pilotos usam PT de MAU, e Invocadores usam PT de Animus.
- Defesa: Maior possível
- Escudo: Maior possível, independente da classe
Agora, com 54 de PT secundário, você pode esquecê-lo, não será mais necessário upá-lo, pois o máximo de equipamento secundário que você poderá usar é a arma de nível 40 e a armadura de nível 43.
Exemplo: Sou guerreiro, então, eu só poderei usar no máximo arma de alcance de nível 40, e sua armadura de alcance nível 43.
Você não verá um guerreiro puro usando por exemplo um arco do nível 45, uma vez que o máximo de PT secundário atingível é 66, e para se usar equipamentos de nível 45 são necessários 68 PT.
Esqueça o PT principal se você chegou no nível 40 e ele é superior a 48, isso porque você ganhará níveis mais lentamente agora, e seus PTs vão acompanhá-lo. Você basicamente terá 99 de PT no nível 47(mesmo sem parar para upá-los), e nem chegou no 50, que é onde as armas precisam de 99 PT para serem usadas.
Por isso, minha recomendação, e a de todo mundo é de: Upar PTs quando se está em níveis baixos, por diversos motivos:
O recomendado para se fazer dinheiro, é matar monstros com 3 bolinhas, pois eles darão os melhores ítens com relação ao seu nível. Fazer portais também é uma boa para se fazer dinheiro, nos portais você consegue jóias, e armas, podendo ser vendidas nas casas de leilão, que se localizam nas colônias.
As casas de leilão:
São bem simples de se entender: São como painéis, que vendem ítens!
Para vender um item, é necessário registrá-lo na casa de leilão, clique na casa, e escolha: Registro de item. Coloque o preço, MUITO cuidado para não errar. Ao se vender um item, parte do dinheiro será convertido em impostos, que serão dados para a guilda detentora da colônia.
Para comprar item, simplesmente escolha a opção de compra, e navege, é muito fácil.
PRESTE atenção nos itens chamados "Minério Raro", eles são muito úteis. Junte 5 deles, e refine no NPC "Refinador de mínerios", você receberá uma "Jóia" melhor, troque esta jóia por uma caixa conversando com o Flem, que fica no QG, esta caixa lhe dará ítens raros, ou simplesmente nada, depende de sua sorte.
Existem 3 tipos de caixas: As pequenas, as médias e as mestres.
Para se formar uma caixa pequena, basta refinar 5 minérios raros. recebendo um minério T1
Para se formar uma caixa média, basta refinar 5 dos minérios T1, recebendo o minério T2.
Para se formar uma caixa mestre, basta refinar 5 dos minérios T2, recebendo um minéro T3.
Junte 50 caixas mestre vazias, e troque no Flem, novamente, e você receberá uma caixa mestre especial, esta caixa, com certeza lhe dará um item muito raro.
Exemplo: Sou guerreiro, então, eu só poderei usar no máximo arma de alcance de nível 40, e sua armadura de alcance nível 43.
Você não verá um guerreiro puro usando por exemplo um arco do nível 45, uma vez que o máximo de PT secundário atingível é 66, e para se usar equipamentos de nível 45 são necessários 68 PT.
Esqueça o PT principal se você chegou no nível 40 e ele é superior a 48, isso porque você ganhará níveis mais lentamente agora, e seus PTs vão acompanhá-lo. Você basicamente terá 99 de PT no nível 47(mesmo sem parar para upá-los), e nem chegou no 50, que é onde as armas precisam de 99 PT para serem usadas.
Por isso, minha recomendação, e a de todo mundo é de: Upar PTs quando se está em níveis baixos, por diversos motivos:
- Monstros dão menos dano, gasto de poções é menor
- Você conseguirá aqueles equipamentos para níveis mais altos, porque matará vários monstros
- Conseguirá dinheiro, vendendo equipamentos e itens que não se usa
- Upará PT de defesa, e deixará ele muito alto, sempre.
O recomendado para se fazer dinheiro, é matar monstros com 3 bolinhas, pois eles darão os melhores ítens com relação ao seu nível. Fazer portais também é uma boa para se fazer dinheiro, nos portais você consegue jóias, e armas, podendo ser vendidas nas casas de leilão, que se localizam nas colônias.
As casas de leilão:
São bem simples de se entender: São como painéis, que vendem ítens!
Para vender um item, é necessário registrá-lo na casa de leilão, clique na casa, e escolha: Registro de item. Coloque o preço, MUITO cuidado para não errar. Ao se vender um item, parte do dinheiro será convertido em impostos, que serão dados para a guilda detentora da colônia.
Para comprar item, simplesmente escolha a opção de compra, e navege, é muito fácil.
PRESTE atenção nos itens chamados "Minério Raro", eles são muito úteis. Junte 5 deles, e refine no NPC "Refinador de mínerios", você receberá uma "Jóia" melhor, troque esta jóia por uma caixa conversando com o Flem, que fica no QG, esta caixa lhe dará ítens raros, ou simplesmente nada, depende de sua sorte.
Existem 3 tipos de caixas: As pequenas, as médias e as mestres.
Para se formar uma caixa pequena, basta refinar 5 minérios raros. recebendo um minério T1
Para se formar uma caixa média, basta refinar 5 dos minérios T1, recebendo o minério T2.
Para se formar uma caixa mestre, basta refinar 5 dos minérios T2, recebendo um minéro T3.
Junte 50 caixas mestre vazias, e troque no Flem, novamente, e você receberá uma caixa mestre especial, esta caixa, com certeza lhe dará um item muito raro.
É... Parece que agora, você já sabe muito sobre o jogo, se você leu este guia até o fim, PARABÉNS!! Nem todos tem esta paciência, na minha opinião este foi o meu guia que mais deu trabalho, levei mais de 8 horas escrevendo-o, mas valeu a pena.
Vence em um jogo online quem tem mais informações sobre o mesmo, assim, ele poderá explorar coisas que pessoas desinformadas não poderão, mas é claro, você tem de dedicar-se ao jogo. Mas viva a vida, e não o jogo.
Entenda mais profundamente este jogo, consultando todos os meus outros guias já feitos!
:: Guia Completo para classes Bellato ::
http://rfonlinegugu.blogspot.com/2009/11/guia-classes-bellato.html
:: Guia completo para MAUs ::
http://rfonlinegugu.blogspot.com/2009/11/guia-para-maus.html
:: Guia completo de PTs ::
http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RFONLINE/forums/t/215102.aspx
:: Guia de Arcondes, Ranks, Conselheiros, etc... ::
http://rfonlinegugu.blogspot.com/2010/02/guia-rank-arconde-e-conselheiros.html
:: Guia de PVP ::
http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RFONLINE/forums/t/193778.aspx
:: Guia de Armas ::
http://rfonlinegugu.blogspot.com/2009/11/guia-de-armas.html
:: Guia/Estudo sobre economia ::
http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RFONLINE/forums/t/193779.aspx
Se ya!! Guia concluído or Zerei; em 31/01/2008.
Guia: By: Zerei
Keep Walking!
muito bemmm
ResponderExcluirmedalha de ouro xD
Vlw
ResponderExcluirCara me ajudo pra caramba Vlw ai Nota 1.000
ResponderExcluirMuito Obrigado cara xD
ResponderExcluirMuitoo bom seu post .. noota 1k pra vooc ^^
ResponderExcluirkkkkk vlw
ResponderExcluirpow blog show de bola, nota 10! achei tudo que precisava vlw ^^
ResponderExcluireu queria saber como pedir grupo que ate agora eu nao descobri eu ja estou no lvl 48
ResponderExcluirsegura o Ctrl e aperta o botão direito em cima do outro personagem, vlw.
ResponderExcluirAcaso não há mesmo como upar todas as habilidades de magia e status?
ResponderExcluir