Acc -> Raça acreciana, Exemplo: "Aquele acc me matou!" -> Aquele Acreciano me matou!
Bell -> Raça Bellato, Exemplo: "Aquele bell me matou!" -> Aquele Bellato me matou!
Hit -> Golpe, ataque, etc...
Skill -> Habilidade, Exemplo: Estocada Brilhante
Buffs -> (No RF as magias tem nome de Força, não confunda) Buffs são Forças, ou skills que melhoram os status do alvo, Exemplo: Fúria Selvagem, melhora o poder de ataque com armas de combate corpo-a-corpo, logo, é um Buff.
Debuffs -> Debuffs são forças, ou skills que adicionam algum efeito negativo no alvo, Exemplo: Capturar, impede que você ande, é um efeito negativo, logo, é um debuff.
Hit Kill ou Mono -> Matar alguém com 1 único golpe
Dropar / Drop -> Quando você mata um monstro, ele dropa itens, ou seja, te dá itens, Ex: "vou dropar meu cajado reforçado agora" -> Vou conseguir meu cajado, reforçado, que vai cair de um monstro, agora.
Pot -> Poções
k -> Usado muito quando se fala de dinheiro, uma letra k substitui três zeros, exemplo: "Compro espada, por 30k" logo:"compro espada, por 30.000"
NPC -> Non player Characters, são os carinhas que vendem poções, itens, etc... Mas não sao jogadores.
Quest -> Missão, você recebe uma nova a cada nível.
MAU -> Massive Armored Unit, são os robôs gigantes da raça Bellato
bMAU, rMAU e blMAU -> São as versões dos MAUS, sendo o bMAU o MAU PRETO, de nível 40. O rMAU o MAU Vermelho de nível 50, e blMAU o MAU Azul
Dallant -> Moeda Bellato
Disena -> Moeda Cora
CP -> Moeda Acc
Gold -> Ouro
CP(ou, para os acrecianos, PC, já que sua moeda é o CP) -> Pontos de contribuição, a sua posição no Rank da raça depende do seu CP.
Tanker -> Personagem especializado em apanhar dos monstros, para que os outros batam
Ranger -> Personagem especializado em ataques à longa distância
Melee -> Personagem, ou, skill de curto alcance. Ex: Espadas, lanças, etc...
Party -> Grupo, no máximo de 8 pessoas, onde você divide a experiência
Guild -> Clã.
CW -> Chip War, ou, guerra do Chip, ocorre três vezes ao dia, no centro das Minas Íngremes, nela, as três raças se enfrentam para ver quem consegue "quebrar" o centro de controle do outro, vence quem der o último golpe
ACC (cuidao para não confundir com o acc, designador da raça!)-> Accrecia Control Center, ou, Centro de Controle Acreciano, aqui é onde os Acrecianos defendem seu chip contra outras raças, se localiza nas minas íngremes.
BCC -> Bellato Control Center, ou, Centro de Controle Belato, aqui é onde os Bellatos defendem seu chip contra outras raças, se localiza nas minas íngremes.
CCC -> Cora Control Center, ou, Centro de Controle Corita, aqui é onde os Coritas defendem seu chip contra outras raças, se localiza nas minas íngremes.
GvG -> Guilda VS Guilda, ou seja, quando duas guildas da mesma raça se enfrentam em um jogo parecido com futebol americano, para ver quem fica com as colônias de cada raça.
PvP -> Player VS player, ou seja, quando jogadores se enfrenta
PB -> Pit Boss, são monstros fortes, que dropam equipamentos raros, como Elementais, que são acessórios, que além de fornecer uma defesa boa contra Forças, aumentam por exemplo, seu ataque.
Ok ok... Vamos ao Guia.
:: Estrutura do Jogo :: Raças e Classes:
Existem 4 tipos de Classes no RF Online: Guerreiros, Caçadores, Magos, Especialistas.
No lv 30 você poderá fazer sua primeira troca de classe
No lv 40 você poderá fazer sua segunda troca de classe.
Você poderá fazer a mudança de classe conversando com o administrador de sua raça. Além disse, se você se arrepender, poderá comprar um item na loja de Cash, este item vai resetar sua classe, mantendo seus níveis, PTs, etc...
Conheça cada classe do jogo:
Bellato
A raça bellato é como um meio termo, entre coritas e acrecianos, contando com Guerreiros, Caçadores, Magos e Especialistas, seus magos não são tão bons em ataque quanto os magos Coras, porém, possuem magias de suporte, como cura (possuem uma classe voltada somente para cura), buffs que aumentam defesa, esquiva, etc... Guerreiros com um ótimo ataque, caçadores com dano elevado, e sua característica de Raça são os MAUs, que são robôs gigantes (medem cerca de 2x um bellato) e que são muito requisitados na raça, porém, caros(usados pelos especialistas).
Primeiras Classes:
Combatente: É voltada para o ataque.
Escudeiro: É voltada para a defesa.
Segundas Classes:
Mestre das Armas: É voltada para ataque (se a sua primeira classe for combatente, ou defesa se a sua primeira classe for escudeiro), é uma classe voltada aos ataques com maça.
Guerrilheiro: É como um melhoramento do combatente, voltado ao ataque
Legionário: É como um melhoramento do Escudeiro, voltado a defesa.
Primeiras Classes:
Renegado: Classe voltada ao ataque
Atirador de Elite: Classe voltada à instalaçao de armadilhas
Segundas Classes:
Sentinela: Classe voltada a atrapalhar a vida do inimigo
Franco Atirador: É como um melhoramento do renegado, voltada à causar danos.
Espião: Voltada à instalação de armadilhas, e pode ficar invisível
Primeiras Classes:
Telepata: Voltada ao Ataque
Sacerdote: Voltada a cura
Segundas Classes:
Mago: Como um melhoramento do Telepata, voltada ao ataque
Protetor: Voltada ao teletransporte próprio ou dos membros do grupo
Sumo-Sacerdote: Como uma melhora do Sacerdote, cura melhor ainda.
Primeiras Classes:
Piloto: Classe especial bellato, pode usar os MAUS
Artesão: Classe de criação de armas e armaduras bellato. Usa torres também.
Segundas Classes:
Capitão: É como o melhoramento do piloto
Ferreiro: É como o melhoramento do artesão.
Cora
A raça corita é mais voltada para seus Magos, possuindo os Animus como característica de raça, Animus são suas invocações, cada uma com seu estilo.
Hecate: Animus voltado para dar golpes críticos, evitando que seu oponente se mova, ou use poções.
Paimon: Animus voltado para tankar
Innana: Animus voltado para Curar
Isis: Animus voltado para causar danos.
Conta com um guerreiro que possui uma skill que dá um dano elevadíssimo, bons caçadores, e seus especialistas não são muito usados.
Primeiras Classes:
Soldado: Voltado ao ataque
Defensor: Voltado a defesa
Segundas Classes:
Templário: Como o melhoramento do Soldado, voltado ao ataque
Defensor Sombrio: Como o melhoramento do Defensor, voltado à defesa
Guardião: Voltada a desferir ataques rapidamente e atrapalhar a vida dos oponentes
Primeiras Classes:
Arqueiro: Voltado à prender seu oponente e causar danos
Rastreador: Voltado a instalação de armadilhas
Segundas Classes:
Aventureiro: Voltado à causar danos, como o melhoramento do arqueiro.
Corsário: Voltado a atrapalhar a vida dos inimigos,e encher a paciência
Algoz: Como o melhoramento do rastreador, pode ficar invisível e possui uma habilidade com ataque bem alto.
Primeiras Classes:
Druida: Voltado ao ataque com magias
Invocador: Pode invocar Animus, tornando-os os magos mais dinâmicos
Segundas Classes:
Bruxo: Como o melhoramento do Druida, causando danos com magias
Feiticeiro: Como o melhoramento do Invocador, pode curar completamente seus animus.
Necromante: Voltado a sua sobrevivência e pode teletransportar os membros do grupo
Artesão: Voltados a criação de armas e armaduras.
Armeiro: Como o melhoramento do artesão, podem usar um tipo de animus diferente, chamado Animus selados.
Acrécia
A raça acreciana NÃO possui magos, mas, em contrapartida possui excelentes guerreiros e caçadores, sendo que suas armaduras possuem mais defesa do que as armaduras Cora e Bell. Sua característica de raça é o Lançador, que é como uma bazuca super poderosa que dá danos muito elevados(é melhorado quando usado por caçadores). Possui um excelente Tanker, que além de uma habilidade que aumenta a eficiência de suas poções, aumenta a defesa. Seus especialistas, possuem granadas que lançam debuffs no oponente.
Primeiras Classes:
Destruidor: Voltado ao ataque.
Gladiador: Voltado à defesa.
Segundas Classes:
Justiceiro: Como o melhoramento do destruidor, possui a rede que prende seus inimigos
Demolidor: Voltado à aumentar seu ataque e defesa
Mercenário: Como o melhoramento do gladiador, mais voltado à defesa
Primeiras Classes:
Atirador: Voltado a causar danos altíssimos com seus lançadores
Batedor: Voltado à instalação de armadilhas
Segundas Classes:
Fuzileiro: Como o melhoramento do atirador, Voltado a causar danos altíssimos com seus lançadores
Redentor: Atrapalha a vida dos inimigos, se auto destrói causando grandes danos, e pode teletransportar o grupo.
Exterminador: Como o melhoramento do batedor, pode ficar invisível e tem uma habilidade com dano muito alto, usando facas de arremesso.
Engenheiro: Voltado a criação de itens, pode instalar torres.Pode debuffar os inimigos com granadas especiais
Cientista: Voltado ao suporte dos aliados, curando e recuperando sua barra de defesa, pode debuffar os inimigos com granadas especiais
Comandante: Voltado ao suporte aos aliados, aumentando sua velocidade de movimento, etc... pode debuffar os inimigos com granadas especiais
:: Os Comandos e as Janelas do Jogo ::
Existem dois modos de jogo: O Modo Mouse, e o Modo teclado. No modo mouse, você se movimentará usando o Mouse, e no modo Teclado, se movimentará usando o mesmo.
Para alterar entre modo Mouse e Teclado, aperte a letra H
Comandos:
Q~E: Movimenta a câmera horizontalmente
W~A~S~D: W: Movimenta o personagem para frente, seja no modo teclado ou Mouse, Letra A no modo teclado movimenta para a esquerda, e letra S no modo teclado move para baixo, e no mouse abre a tela de habilidades, no modo teclado, move o personagem para trás, a letra D, move o personagem para a direita, somente no modo teclado.
R: Abre e Fecha o Radar
U: Somente para a raça corita, abre a janela de Animus
I: Abre a janela do inventário.
O: Abre a janela de opções
P: Abre a janela do Grupo
F: Abre a janela de Forças (magias)
G: Abre a janela de Guildas
H: Altera entre modo teclado e Mouse
J: Abre o jornal, aqui você poderá ver suas quests pendentes e detalhes sobre as mesmas.
K: Altera a câmera para uma visão aérea
L: No modo teclado, abre a janela de Habilidades
X ou Barra de Espaço: Pega itens do Chão
Barra de espaço quando se traça um monstro como alvo: Ataca normalmente
Ç: No modo teclado altera entre modo de combate e pacífico
N: No modo teclado, altera entre correr e andar
W: No modo mouse, altera entre correr e andar.
C: Abre a janela de detalhes do personagem
B: Abre a janela de amigos
[: Altera o uso de habilidades, ao invés de usar: F1, F2, F3, F4... Etc... Você usará os números 1, 2, 3, 4...
T: Abre a janela de chat, clicando em uma bolinha que fica do lado da caixa onde você digitará o texto, você poderá editar filtros para o chat.
Y: Abre a janela do MACRO.
Guia para Novatos 2° Parte
A janela de Habilidades e ForçasAqui, você terá acesso as suas habilidades, verá sua descrição, o seu nível e poderá criar um atalho para seu uso. Para criar um atalho, basta clicar na habilidade e movê-la para a barra de habilidades, no slot da sua escolha.
Todas as habilidades possuem níveis, que vão de 1 até 7. Para aumentar o nível de sua habilidade basta simplesmente usá-la. As habilidades de caçadores upam 2x mais rápido que as habilidades de Guerreiros ou Forças.
Existem 3 tipos habilidades, que são classificadas por níveis: Novato, Experiente, e Elite, TODAS as classes podem usar TODAS as habilidades, inclusive forças Novato, porém, somente poderão usar habilidades experiente e elite de sua classe específica.
Assim:
Guerreiros não poderão usar Habilidades Experiente e Elite de caçador, tão pouco forças experiente e elite. Porém, usam habilidades Experiente e Elite de Guerreiro
Caçadores não poderão usar Habilidades Experiente e Elite de guerreiros, tão pouco forças experiente e elite. Porém, usam habilidades Experiente e Elite de caçador.
Magos não poderão usar Habilidades Experiente e Elite de caçador e guerreiros, mas poderão usar as Forças experiente e Elite, cada força tem um elemento: Sagrado/Trevas (Sagrado para bellato, trevas para coritas) Fogo, Água, Terra, Vento.
Especialistas usam habilidade Experiente de Caçador e Guerreiro(não usam elite), porém, não usam forças experiente, nem elite.
Para se conseguir Habilidades Experiêntes: Basta ter 30 PT de Habilidades Novato
Para se conseguir Habilidades Elite: Basta ter 50 PT de habilidades Novato e 50 PT de habilidades Experiente
No caso dos Especialistas, para se usar habilidades Experiênte, são necessários 50 PT de Novato.
Para as Forças, você contará individualmente cad Elementl, por exemplo, se você tiver 30 PT de fogo, poderá usar habilidades experiente de fogo, se tiver 30 PT de àgua, poderá usar habilidades experiente de água, e assim por diante. Lembrando que a raça bellato não usa elemento Trevas, somente elemento Sagrado, e a raça Corita não usa elementl sagrado, somente elemento Trevas.
:: Habilidades de Combate ::
Descrição: Golpe Brilhante, Tem chance de impedir que o alvo corra depois de atingido.
Usada com: Facas, Espadas, Machados, Lanças.
FP Necessário, Delay: 30 FP 6 Segundos.
Descrição: Corte Preciso, Possui uma alta chance de atordoar quando se usando uma maça.
Usada com: Faca, Machado, Maça.
FP Necessário, Delay: 30 FP 6 Segundos.
Descrição: Investida, Bom ataque para se usar com lanças e espadas.
Usada com: Espada, Lança.
FP Necessário, Delay: 30 FP 6 Segundos.
Descrição: Fúria Selvagem, Aumenta significantemente seu dano com ataques de corpo-a-corpo.
Usanda com: Todas de curto alcance.
FP Necessário, Delay: 30 FP 1 Segundo.
Descrição: Golpe Certeiro, Aumenta a sua precisão, usada também por magos, assim, eles acertarão mais suas magias.
Usanda com: Todas de curto alcance.
FP Necessário, Delay: 30 FP 1 Segundo.
Descrição: Fúria Extendida, Aumenta o alcance dos seus golpes de curto alcance.
Usada com: Todas de curto alcance.
FP Necessário, Delay: 30 FP 1 Segundo.
Descrição: Golpe Mortal, Poderoso ataque em área. Muito bom quando se está mobado por monstros.
Usada com: Facas, Espadas, Machados, Lanças.
FP Necessário, Delay: 90 FP 12 Segundos.
Descrição: Vigor e Poder,Poderoso ataque para alvos que estão próximos.
Usado com: Facas, Espadas, Machados, Lanças.
FP Necessário, Delay: 90 FP 12 Segundos.
Descrição: Ataque Letal, Causa muito dano à um único alvo.
Usanda com: Facas, Espadas, Machados, Lanças.
FP Necessário, Delay: 60 FP 12 Segundos.
Descrição: Habilidade Ampliada, Aumenta a duração dos seus buffs de habilidade.
Usanda com: Todas de curto alcance.
FP Necessário, Delay: 60 FP 1 Segundo.
Descrição: Contra Ataque
Ao invés de receber o ataque, você dará outro, desviando, e atacando, porém você ficará parado para contra atacar isso é ruim em situações de fuga.
Usada com: Todas de curto alcance.
FP Necessário, Delay: 60 FP 1 Segundo.
Descrção: Ruptura de Escudo, Reduz as chances de se ter um golpe bloqueado por escudo.
Usadas com: Todas de curto alcance.
FP Necessário, Delay: 60 FP 1 Segundo.
Descrição:Tornado Ataque em área mais poderoso dos guerreiros, seu dano é muito elevado.
Usada com: Facas, Espadas, Machados, Lanças.
FP Necessário, Delay: 135 FP 18 Segundos.
Descrição: Poder de pressão, Ótimo ataque para se usar em alvos próximos.
Usada com: Facas, Espadas, Machados, Lanças.
FP Necessário, Delay: 135 FP 18 Segundos.
Descrição: Incontrolável, Outro ótimo ataque, porém, para um único alvo.
Usada com: Facas, Espadas, Machados, Lanças.
FP Necessário, Delay: 90 FP 18 Segundos.
Descrição: Precisão Absoluta, Aumenta a taxa de crítico para habilidades de curto alcance.Classes que usam maça gostam muito dessa habilidade.
Usada com: Todas de curto alcance.
FP Necessário, Delay: 90 FP 18 Segundos.
Desceição: Purificação, Serve para limpar os seus buffs e debuffs aplicados, muito usada quando você recebe um buff indesejado.
Usada com: Todas de curto alcance.
FP Necessário, Delay: 90 FP 18 Segundos.
:: Habilidades de Longo-Alcance ::
Descrição: Disparo rápido: Ataque muito rápido.
Usada com: Arcos, Arma de Fogo e Arremesso.
FP Necessário: 30, Delay: 6 Segundos.
Descrição: Corte Preciso: Possui uma alta chance de atordoar quando se usando uma maça.
Usada com: Todas De Longo alcance.
FP Necessário: 30, Delay: 1 Segundos.
Descrição: Disparo Preciso: Aumenta a sua precisão assim você terá menos chances de errar um tiro.
Usada com: Todas De Longo alcance.
FP Necessário: 30, Delay: 1 Segundos.
Descrição: Disparos Múltiplos: Atira várias flechas, causando dano em área.
Usada com: Arcos e Bestas.
FP Necessário: 90, Delay: 12 Segundos.
Descrião: Disparo Certeiro Lento, porém preciso, este tiro é excelente para se acertar pessoas com muita esquiva e baixa defesa.
Usada com: Armas de Fogo e Arremesso.
FP Necessário: 60, Delay: 12 Segundos.
Decrição: Longo Alcance
Aumenta o alcance do seus ataques esta habilidade faz muita diferença em um PVP.
Usada com: Todas De Longo alcance.
FP Necessário: 60, Delay: 1 Segundos.
Descrição: Evasão Excelente habilidade, ela aumenta a sua esquiva, em nível GM ela aumenta em 30.
Usada com: Todas De Longo alcance.
FP Necessário: 60, Delay: 1 Segundos.
Descrição: Disparo Destruidor Ataque mais forte possíel usando-se um arco ou uma arma de arremesso, porém o seu tiro é lento.
Usada com: Arco e Arremesso.
FP Necessário: 90, Delay: 18 Segundos.
Descrição: Disparo Selvagem: Excelente ataque usando-se armas de fogo, ele atira vários tiros no inimigo aumentao suas chances de ser atordoado, e causando dano em área.
Usada com: Armas de Fogo.
FP Necessário: 180, Delay: 18 Segundos.
Descrição: Fogo Cruzado: Aumenta significantemente a sua taxa de golpes críticos, esta habilidade é usada em conjunto com metralhadoras comtálicas do caos.
Usada com: Todas De Longo alcance.
FP Necessário: 90, Delay: 1 Segundos.
:: A Janela de Ações ::
Eis a minha Janela de Ações, orientem-se pelos números, eu dividi ela pela metade para que fique mais fácil de entender ( e para que caiba na tela também! lol)
Legenda:
1: Modo de auto ataque, se o quadradinho está aberto, você terá de apertar barra cada vez que for atacar normalmente, se estiver como uma "mira" o personagem atacará automaticamente o alvo apertando-se a barra de espaço.
2: Modo de corrida, andar, ou voar no jetpack, o meu íncone disponibiliza o modo jetpack, para alterar entre corrida e andar, aperta N no modo teclado, e W no modo mouse.
3: Modo de batalha, ou pacífico, muitos ítens não podem ser usados quando se está em modo de batalha, como os teletransportes, além disso, se você atacar ou ser atacado, você automaticamente será mudado para modo de batalha. Você só poderá mudar para modo pacífico novamente após 10 segundos desde o último ataque recebido ou feito.
4: Porcentagem de experiência atual.
5: Barra de experiência, mesma coisa do número 4.
Macro: Estes são os ícones do macro de ações, leia mais sobre ele abaixo.
6: Você pode colocar poções na barra de ação, para usá-las, aperte o F correspondente a ela, por exemplo, F1, F2, F3... Etc... Ou simplesmente clique com o botão direito nela, clicar com o botão direito vale para usar todos os tipos de ícones na barra de ações, e você usará muito isso. Somente os ícones da primeira linha poderão ser usados com F1, F2, F3, F4, F5, F6, F7, F8, F9, F10.
7: Você poderá mover equipamentos para a barra de atalhos também.
8: Se você esqueceu o atalho para a janela de status, janela de magias, e etc... Pode acessá-las clicando neste ícone.
9: O ícone da bolsa é o inventário, e o outro são as opções.
10: Loja de cash, compre itens com dinheiro real aqui.
:: A Janela de Status ::
Apertando C você abrirá sua janela de status, ela descreve tudo do seu personagem.
Repare na área destacada em vermelho, clicando e arrastando ela para cima ou para baixo, aumenta ou diminui o tamanho da janela.
Patente, Seu nível, seus pontos de contribuição, sua classe, sua guilda, etc... Mostra também sua defesa, mas não se baseie nesta defesa mostrad aí, ela é uma "média", só usada como referência. A defesa funciona assim:
Existem 5 partes de sua armadura:
Cabeça:
Tronco:
Luvas:
Calças:
Botas:
Quando você é atacado, o ataque acertará uma dessas partes, sendo que cada uma tem uma defesa, por exemplo, a defesa do tronco é muito mais alta que a defesa da bota. Assim, o dano varia.
Porém, ela também mostra os PTs de seu personagem, para entender mais sobre PTs, confira um outro guia: http://forum.mmokidz.com.br/showthread.php?t=4905
Mostra também sua defesa elemental, a defesa elemental é responsável pela redução de dano elemental que seu personagem recebe.
Já que estamos falando de Defesa elemental, direi as fraquezas e forças elementais de cada elemento:
Fogo:
Forte Contra: Terra
Fraco Contra: Água
Indiferente Contra: Vento
Àgua:
Forte Contra: Fogo
Fraco Contra: Vento
Indiferente Contra: Terra
Terra:
Forte Contra: Vento
Fraco Contra: Fogo
Indiferente Contra: Àgua
Vento:
Forte Contra: Àgua
Fraco Contra: Terra
Indiferente Contra: Fogo
Significa que, quando você luta contra um monstro do elemento Fogo, usando uma arma encantada com água, ou alguma magia de água, seu dano será muito maior.
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