quarta-feira, 16 de junho de 2010

Guia completo de RF Online

Introdução -

"Quando se faz a coisa certa, as pessoas não tem certeza de que você fez alguma coisa" -Futurama


Eu sou bolado. Não sou tão bolado quanto os melhores dos melhores, mas eu joguei lado a lado com (ou contra) eles, sei como é para ser feito, e pretendo ensinar grande parte do q é para se fazer aqui '-'

Note que a RFwiki está cheia de guias. Grande maioria é sim útil, mas várias partes estão repetidas ou mal alocadas, procure com paciência que a wiki pode facilmente dar toda a informação que procura. Como cada guia pode ser alterado por qualquer pessoa, toda a RFWiki é um trabalho em constante mudanças, se quiserem comentar algo mandem um PM pelo fórum oficial, estou aberto a criticas '-'

Ademais quero apontar uma grave diferença deste MMO para os outros MMOs. Outros MMOs são sobre o quão forte você pode ficar, como você pode ownar, como você pode solar. No RF tudo é trabalho de equipe, até fazer dinheiro funciona melhor em equipe. Use TeamSpeak, se não tiver procure um tutorial na wiki sobre ele ou peça ajuda na guilda, trabalhe em conjunto com seus amigos e guilda q você estará no caminho certo para a vitória.

Tenho também uma forma de fazer uma caixa reserva, toda vez q refino guardo 10% para o banco em um pé de meia em ouro. Se você guarda grandes quantias q sabe q não vai usar tão cedo converta para ouro, vai fazer a vida da sua raça mais fácil '-' aproximadamente 500 de ouro é 1 milhão na moeda da sua raça dependendo de como está a taxa e o preço do ouro.

O guia não é longo, ele é completo. Entenda que depois de ler esse guia, o que você precisará mais será planejar o que fazer de acordo com sua raça e classe, o qual eu assumo que você já leu varias informações sobre ele ou irá. Se você se desesperar com alguma escolha, pare, se acalme, pergunte para alguém experiente in-game sobre seu dilema e pergunte-se o que o seu super-herói favorito faria se ele estivesse na sua situação '-'


Parte 1 - Conhecimento

"Não sabendo que era impossível, foi lá e o fez" -confúcio


Database: Rfaddict.com - rfaddict Resources and Information.
fansite gringo: http://rf.mmosite.com/
Fórum "dos gringos": Codemasters Forum
Fórum oficial: http://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RFONLINE/

Se não sabe inglês, paciência, use altavista, se mantenha atualizado. Saber o q está por vir pode tanto ser divertido quanto uma tarefa, é melhor se prevenir do q remediar '-'

Antes de criar seu personagem você viu as três raças, leu suas classes comuns e decidiu que seria alguma coisa baseada no que você leu. Porem existe certos problemas que não são descritos em cada classe ou mal descritos. Leia nos guias de sua raça sobre cada classe em particular, veja os fóruns oficiais e de guilda, pergunte qual a classe mais requisitada no servidor q escolheu jogar.

No jogo você não é ninguém sem ajuda. Você poderá solar até o nível 30, se tiver muito dinheiro, equips bons e souber como fazer você conseguirá até o 40. Depois desse ponto deverá procurar uma guilda se já não estiver em uma e tentar organizar grupos para up. Note que não é apenas chegar numa guilda e esperar o grupo aparecer, seus lideres também tem uma vida própria sem contar q é muito difícil se manter upando no mesmo lugar, espere mudar de spot a cada 2~3 níveis para manter o ritmo de exp e também leve em consideração as paradas para PTar.


Parte 2 - Adquirindo PT e EXP

"Uma pessoa jamais consegue alguma coisa sem sacrifício" -FMA


Guia para up estilo rush: Portal da Comunidade RF Online (Wiki) :: Ver Artigo

No guia eu já condensei a maioria das dicas de up e treino. Em essência você pode upar PT sempre que quiser, mas nos níveis menores você acaba gastando menos dinheiro com poção apesar de não ser tão rápido quanto no nível 40. Acima do nível 45 não é aconselhado upar PT, geralmente o custo chega a ser proibitivo comparado com o treino no lvl 40~43, sem contar que os monstros q rendem muita PT tem chances de te matar se mobarem. No 47 você deve estar com suas PTs em GM pelo - no q você usa para upar e PVP, se isso não aconteceu procure os guardiões do chip inimigo e mate-os, eles tem 1 de HP (sério) e dão 125 de PT no 47.

No ep2 temos um grande problema de grana. Você deve ter um certo nível e habilidade para poder farmar corretamente, o ideal é matar monstros com 3 a 4 luzes, estes devem dar mais loot/grana/itens pelo seu nível. Tenha em mente que quanto maior seu nível mais ineficaz seu farm se torna, em certo momento você precisa usar armas reforçadas com talicas de elemento apropriada, algumas pessoas tem resultados maravilhosos com talicas da destruição e elemento (sugam HP baseado no dano).

Um aviso logo para quem não sabe, os monstros tem duas formas de se identificarem, pelas luzes ao lado do HP e pela cor do nome. Um nome cinza indica q o monstro está com 10 níveis acima ou abaixo do seu, as luzes indicam qual é. Um monstro com nome cinza não rende dinheiro nem exp, se você está atacando ele tente não dar o ultimo hit (também conhecido como LH ou LAST HIT) ou seus esforços pode acabar sendo em vão. O melhor monstro para upar tem todas as luzes acesas e é exatamente 10 níveis maior que você, o melhor monstro para lucrar tem 3 luzes sendo 1 nível maior que você, ao menos que tenha a capacidade de mobar quantidade muito grande de monstros fracos, o de 2~4 luzes sempre renderá mais grana.

  • No 40 você deve ir caldeirão, o lugar mais comum de up até o 43 é a ponte. Mate bolride, mariposas e besouros. Alguns matam cyborg A até o 41.
  • No 43 você deve tentar ir granito. Existe um spot perto da caverna dos ogros, embaixo da rampa de acesso, você deve ficar lá ate todos pegarem 46 ou até ter um 46 no grupo, preferência alguém q tenha muito dano. Também é uma boa treinar os tankers neste spot, pois um granito safado nasce bem em cima do spot '-'
  • No 46 você pode ir ogro. Os ogrinhos têm HP menor do q o do ogro gigante, mas dão mais dano sendo um perigo para os tankers. Nesse lugar você pode vir a precisar de 2 ou 3 tankers bem equipados p ficar trocando quem tanka.
  • Com uma party no 47, você tem 3 escolhas de up, pode continuar no ogrão, pode tentar a sorte em elan no spot dos desertores 47 ou pode fazer portal de itens.
  • No 48 você tem elan e portais de itens para upar. Aconselho a juntar vários teleportes de elan neste nível, pois no 49 o drop deles abaixa consideravelmente por causa do nível baixo dos monstros em relação ao seu. Devido ao HP baixo dos monstros você vai não apenas acabar de upar suas PTs mas também terá problemas com 47 dando LH, só vá para o próximo spot se todos do grupo pegarem 49.
  • No 49 existem 4 spots p upar. O primeiro é dos desertores 49, eles tem dano maior do q os desertores 48, HP similar, mas o local de up não oferece tanto perigo quanto o do 48. O segundo é ABX, os monstros morrem rápido, tem dano baixo e não existe uma dificuldade muito grande p upar. O terceiro é o spot dos devastadores localizado além do spot dos ABX, é extremamente perigoso e pede um lvl 50 para dar last hit nos devastadores, o quarto e provavelmente favorito de todos é Mountain Beast, que fica além de caldeirão, os monstros acertam forte, mas tem precisão e HP baixa, são similares ao desertor de elan, mas sem a dificuldade de chegar em elan.
  • No 50 você tem a "fabrica" em elan, o spot dos ABX, Mountain Beast, terra dos parias e os portais 50-51. Simplesmente monte um grupo com sua guilda e combine o LH, spot e tudo mais. Do 51 para cima, up e farm são incrivelmente difíceis, alguns lvl 50 fizeram chars secundários para poder render grana mais facilmente.
Note também que os monstros 30+ vão debufar e usar magias, espere uma dificuldade maior para upar. Se possível combine com o grupo quem ficará dando purificar ou similar no tanker juntamente com os debuffs nos monstros.


Parte 3 - Condensando poder

"-Eu sei kung fu
-Então mostre-me"
-matrix



Primeiro, você não é nada sem uma guilda boa. No inicio eu tive o azar de cair em uma guilda que não me ajudava, eu que fiz meus próprios grupos, eu tive de fazer sozinho um lançador laranja do 45 rebaixado, eu tive de fazer sozinho uma arma +4 ref do 45, eu solei minhas PTs para ficar full sozinho em ether. Arranje uma guilda, peça ajuda e ajude na medida do possível. Esse é um jogo de "grind" coreano, você precisará de muito esforço para fazer qualquer coisa, sem contar que organização nesse jogo é o que ganha PVP e CW.

Quando chegar no 40 você não receberá uma arma reforçada. Isso pode ser um problema facilmente remediável, procure no leilão pela arma q você quer, se não tiver sorte minere da cor da arma q prefere (preto para de combate, amarelo p escudo, vermelho para de fogo, verde para arcos, azul para cetros, amarelo para lançadores), refine e guarde as pedras, procure um especialista de preferência na sua guilda e converse com ele para fazer a arma. Note que mesmo ter PT de criação GM não significa sair uma reforçada de primeira, pode demorar mais de 4 stacks para sair uma reforçada "usável". Se você for tanker ou melee guarde a adrena que ganhou para mais tarde, essas poções são poderosas apenas com equipamentos reforçados 45+. Caso especialista não seja uma opção tanto pela falta de grana quanto pela falta de minério, portal do 36~40 dá itens do 37 e 40 reforçados, portal do 41~45 dá itens do 41, 43 e 45 reforçados e por ai vai.

Refine e minere sempre que puder. Se você for tanker procure por partes ref da armadura, tenha escudo do seu nível (ou um roxo místico para PVP ou um reforçado para up, este geralmente funciona bem nas 2 situações), tenha uma arma de 2 mãos pronta para o caso de precisar, se você for ranger pode ter problemas com defesa até ter uma esquiva boa, muitas pessoas usam um escudo até lá. Se for mago você upará escudo, mas muitos magos também usam a esquiva como defesa simplesmente porque mudar para o equipamento de acerto significa perder ataque ou defesa para muitos do jogo. O tronco tem 60% chances de ser acertado, as pernas tem 15%, braços e botas 10%, capacete 5%, tenha isso em mente quando for fazer a armadura.

No 40 você deverá começar a talicar algumas partes da armadura e sua arma. Rangers preferem usar armas de fogo brancas ou roxas com talicas do caos para usar stun em área com disparo selvagem, arcos são melhores para dano e up por causa da variação e das habilidades use vigores nos arcos reforçados. Até o 45, você deve talicar as luvas somente caso erre muito ou faça muito PVP, as botas se você for ranger, sua arma favorita mas apenas na medida do risco e se for reforçadas. No 45 seu set já deve ter algumas partes reforçadas, sua arma deve ser uma reforçada do 45 +4 em vigor que não sairá fácil. Usar sabedoria pode ser desnecessário, nesse nível é mais provável q um mago te mate com as magias do que te debuffe, se quiser talicar armaduras guarde generosidades p sets reforçados do 45 e 47, use talicas de elementos em partes brancas e tente colocar para apenas 1 tipo de elemento. Sabedoria evita seus buffs de serem removidos a uma taxa muito baixa, encanto permite errar menos, mas pode ser desnecessário se você tiver ataques em área, escuridão nas luvas e armas ajuda a ultrapassar escudos, aconselho colocar em luvas apenas.

No 45 você deve começar a se preocupar com PBs. Eles rendem na grande maioria das vezes jóias e algumas partes reforçadas de armaduras, mas o principal são os elementais. Pense neles como amuletos reforçados, cada um dá alguma habilidade especial mesmo q seja apenas resistência elemental a todos os elementos. Os melhores dão 20% de ataque e defesa ou esquiva e no caso dos accs, também dão buffs para correr e detectar invisíveis, pois eles não têm magias para tal. No lvl 47 para cima, você será em grande parte seus elementais, procure saber com sua guilda os horários dos PBs, suas políticas de divisão de loot, aonde eles nascem e como você pode concorrer a um deles. Geralmente os PBs nascem com o reboot do servidor toda quarta, adicione 4 horas e você terá o horário de nascimento dos PBs, se por alguma razão qualquer o servidor cair os PBs renascem e o horário de respawn deles é reajustado para quando o servidor volta. No EP2 os elementais são mais difíceis de arranjar, DH e portais 46~49 tem um drop muito baixo e PBs tiveram o drop piorado, de fato eles foram "bufados" com um HP maior, e uma regeneração similar. O que deve te salvar será os upgrades de elementais, este pode fazer com que um elemental fraco se torne mediano sem problemas.

Dark Hole (ou DH) é facilmente o maior desafio do jogo na forma de portal. Para completar eles você precisará de 8 pessoas no lvl 47+, todos devem ter uma arma reforçada +4 e um numero "considerável" de elementais. Existem vários guias de como fazer DHs na internet incluindo youtube, mas não tem nada como descobrir por você mesmo. O principal do DH é dano, apenas das 3 fases finais é que o grupo pode vir a precisar de um bom tanker. Eles rendem armas do 50 laranjas rebaixadas 5 níveis mas nem sempre brutal, elementais perfeitos e jóias T3. Na 9 fase você tem 4 escolhas para a ultima fase, não existe "macete" pelo que eu sei, qualquer grupo tentando fazer DH tem 75% chances de achar o falso e sair simplesmente com uma T3, mesmo assim se achar o verdadeiro não é 100% certo q virá um item bom.

No 50 você deve ter varias partes reforçadas de sobra tanto da arma quanto da armadura, vindas de farm, compras e portais de itens sem contar pelo menos um set de elementais voltados ao ataque. Neste nível, você deve pensar em comprar uma boa quantidade de cash, olhe os preços da loja, veja as promoções e planeje antes de comprar algo. Se você for fuzileiro acreciano vai precisar de um akeron reforçado, este tem um risco muito grande de quebrar e deve ser upgradeado apenas com caixa da CCR. Para sua armadura você tem 3 escolhas, pode tentar upgradear na mão com ou sem set de T5, pode tentar fazer uma superior para upgradear com caixa superior ou pode comprar caixa de generosidade e esperar que entre um bom numero de genes antes de quebrar todas as suas peças de armadura. Nunca faça um upgrade sem ter um reserva, mesmo se for reforçado +0. A vantagem da armadura superior é 2% a mais no atk base, um roxo que pode ser trocado "facilmente" e um extra de 20% na defesa base, ou seja, um tronco superior +0 é melhor para um guerreiro do que um tronco reforçado +3 por causa dos buffs de defesa. Geralmente a norma é ref +4 ou equivalente tanto arma quanto armadura, mas não fique triste se não conseguir isso, é extremamente difícil upgradear qualquer coisa do 50 p cima.

Do 52 para cima você terá uma dificuldade incrível para fazer grana e achar equips. Pode farmar em ether e alguns outros cantos como orquinhos de caldeirão, combine com a sua guilda horários de farm com os especialistas. Se achar partes da armadura de nível maior que o seu e quiser fazer armadura laranja, pesquise na RFWiki por um guia de como fazer, mas sempre tenha em mente que você precisa de um reserva, algo que possa ser upgradeado "com facilidade" e que compense no fim. Apesar de ser a defesa passiva que ajuda mais na armadura, você eventualmente precisará dela pelo menos ref +3, e como a dificuldade de talicar segue o lvl do item você deve se ver forçado a tentar algo com a cash shop.

Armaduras laranja e superiores tem uma habilidade roxa similar a armas e armaduras, mas enfraquecida. Dependendo de sua classe você pode planejar o que fazer com essa armadura, habilidades de defesa para armadura só compensa se você já tiver uma defesa forte, o roxo de block para armadura é de apenas 1%, não existe roxo de defesa e a resistência elemental é de apenas +4 para todos, o roxo contra debuff é de apenas 10%. Para ataque suas opções se tornam mais aceitáveis, o critico na armadura é de 8%, HP leech de 4%, brutal de 5%, cuja vantagem está justamente em deixar a arma livre para ter dano puro. Não existe armadura com esquiva nem defesa. Fazer armadura superior te dará mais defesa e pode ser upgradeado facilmente com caixa superior, armadura laranja pode ser usado mais cedo graças a possibilidade de baixar alguns níveis e o fato de que qualquer armadura do 41 p cima pode ser "alaranjada", incluindo escudo, porem é improvável que alguém queira gastar tantos recursos em um item de uso tão curto.

Um último aviso, barra de defesa afeta esquiva e defesa de modo drástico. Nem mesmo o melhor dos tankers consegue tankar sem barra de defesa, e muitos rangers não sobrevivem a barra de def no amarelo. Se você for especialista, pode ajudar o tanker ao recuperar a barra de def, só tenha cuidado para não ser atacado pelo mob.


Parte 4 - Especiais de raça

"Lembre-se, você é único assim como todos no mundo" -ditado popular


Bem, você provavelmente não escolheu ser guerreiro. Provavelmente você pensou "ah eu kero akele robozaum" ou "eba vo fazer um exercito de monstros" ou "olha u tamanho dakele canhão!" e nem ligou p o q sua raça precisa ou quer q você seja. Mas arcondes e lideres de guilda não temam! Estou aqui p meter medo nessas buchas de canhão para o bem de sua raça e diversidade do jogo!

Os MAU dos belatos tem na verdade 3 fraquezas, a primeira é sua falta de defesa, isto é, eles não potam e a defesa deles é "estranha", tendo pouca defesa passiva torna eles vulneráveis a habilidades de ataque, a segunda é a falta de habilidades de ataque e a terceira é não ganhar exp pelas mortes que causa. Muitos pilotos se sentiram entediados com o BMAU, pois eles não têm skills até o 48 e mesmo assim é apenas p PVP. No 48 você terá o papel de dar dano apenas mas sua armadura fraca oferece pouca proteção sem contar o problema de que elementais não afetam o BMAU, se você ver um inimigo 47 ou 50 conte o dano, se você não conseguir quebrar o regen dele você estará morto, se você não conseguir acertar os rangers você também morrerá. Caso ache um ranger cora ou acc de nível alto que esquive muito você deve usar o especial do BMAU ranger, apesar do dano fraco deve ajudar a quebrar parte da esquiva. Lembre-se q você ainda é um especialista, fora do BMAU seu ataque é fraco pela falta de habilidades. a segunda classe melhor para os bells darem dano é a ofensiva de ranger chamada franco atirador, apesar de não alcançar um dano tão grande quanto dos BMAU ate ter um set de elementais de ataque. Em essência qualquer classe de guerreiro bell tanka melhor do q o BMAU por causa dos magos que curam, mas guerrilheiros tem um buff de esquiva de classe e os seus tankers tem o melhor block do jogo. Os magos são orientados a defesa, seus buffs sagrados curam baseado na HP, podem aumentar a defesa, resistência mágica e esquiva mesmo não sendo suporte puro. Os chamados sumos sacerdotes têm cura em área, são capazes de teleportar um grupo inteiro de e para eles e são famosos por fazerem melhor uso das habilidades de suporte.

Como um summoner cora você pode na verdade ter uma vida boa, mas grande parte de suas forças são dedicadas ao seu summon, que tem um nível Maximo de poder, não é afetado pelos elementais e em termos de fim de jogo é fraco, deixando a desejar no PVP. Você deve pensar em fazer um necromante ou um bruxo. O bruxo é focado em dano e em termos de fim de jogo pode ultrapassar facilmente um summoner 50, um necromante tem uma defesa invejável não importa sua evolução passada. hecate são populares pelo stun em área mas a falta de esquiva e HP pode matar ela facilmente restringindo a PVP, Isis dão dano neutro mas seu dano final em um lvl 50 não chega a ser um perigo, paimons são difíceis de upar mas com um numero suficiente de paimons e habilidade pode dispensar um tanker, inanas só servem para upar PT e curar tankers pois são bastante frágeis para PVP. tankers são sempre necessarios apesar do paimon (que é completamente ignorado no PVP e não possuem irritar para ajudar o up), templário tem provavelmente a melhor skill de dano direto do jogo (supostamente equivale a uma skill mestre), os caçadores cora tem o melhor alcance e a melhor habilidade de classe para prender um alvo mas o melhor para dar dano depois de summoner é bruxo. Seus tankers possuem uma defesa base maior se comparado aos de outras raças, eles possuem um buff q permite trocar dano por defesa, e um ataque de uso para up apenas, suga metade do HP do alvo e retorna para ele.

Como um striker sua vida se resumirá a um spot, um spot imóvel. Seu ataque fora do kit será lento demais para dar dano, sua única chance é dar o combo das skills de lançadores, por causa disso muitos strikers tem q fazer 2 armas ref +4, uma balestra e o lançador. Você será sempre alvo fácil, pois hecate e isis tem alcance maior do q seu lançador com o kit, só terá uma habilidade com o kit até o nível 50 (mesmo assim custará 5 milhões para mil tiros) e os magos bell podem facilmente dar resistência elemental aos guerreiros para quebrar a linha de strikers. Se você não estiver acompanhado de vários outros fuzileiros tente não montar o kit. Se comparar o dano dos lançadores com os dos cetros você verá uma diferença enorme de dano, ela é apenas aparente. Todas as munições elementais tem parte de dano físico e elemental, foguete nuclear parece ser 50/50 e o misto algo como 75/25, o que o impede de usar completamente uma fraqueza elemental nos mobs, sem contar que magos podem usar 4 skills elites seguidas (e de área, ultrapassando esquiva completamente), adicionalmente se você vê os fuzileiros como os magos da acrecia, experimente comandante ou cientista, magos tem debuffs mágicos que fuzileiros não tem, supostamente compensado pelo bônus de esquiva e critico de ranger. Depois de fuzileiro a classe mais requisitada e poderosa é mercenário, um dos melhores tankers no jogo por não precisarem de classe de suporte, mas gladiadores demolidores são conhecidos pelo seu dano bom enquanto justiceiros tem habilidades especificas p PVP. Se quiser ranger, o redentor tem um dano alto com seu ataque suicida (baseado no seu HP inalterado, pode ser esquivado e bloqueado), mas não espere juntar muito PC com ele, preferencialmente vem de batedores e exterminadores são fortes quando conseguem uma faca de arremeso reforçada e grana para utilizar as minas, geralmente matando com 1 mina do nível apropriado (sim, maioria dos lvl 50 morrem para 1 mina do lvl 50). Cientista e comandante são a segunda classe de especialistas mais úteis no jogo por causa do lança granadas, que tem os debuffs mais poderosos de todo o jogo, sendo que cientista pode ressuscitar e recuperar a barra de def, portanto melhor para o suporte defensivo, comandantes tem a habilidade de diminuir a barra de def do inimigo (não pode ser resistido) e podem aumentar a velocidade de corrida, otimizando o uso das granadas para o suporte ofensivo.


Parte 5 - Cross-class

"Não tentem isso em casa!" -Jackass


Isso é apenas para doidos q sabem o q estão fazendo. Então, se você está entediado ou tem um set de elementais perfeitos, pode ser uma boa ler essa seção '-' por cross class entenda que você pegou uma classe que não te dá habilidades de classe por não pertencer a sua escolha original, assim se você é um guerreiro e quis virar atirador você faz um cross class. Por regra do jogo se você fizer cross class com o especial da sua raça você ainda poderá usar o especial da raça.

Existem algumas cross class q existem para o bem do próximo, especialistas interessados em pegar 50 geralmente fazem cross para ranger ou guerreiro para poder usar as habilidades de ataque, mas no EP2 as habilidades experiente abriu para todos os especialistas (até piloto, agora eles tem uma def aceitável fora do MAU) e para compensar o especialista se torna necessário para o up. Adicionalmente muitos rangers não se contentam com a falta de ataque, a verdade é que várias classes de rangers não prestam, as poucas exceções são uns especiais de raça como o fuzileiro acreciano e o aventureiro cora que possui uma habilidade de prender de delay incrivelmente curto para uma habilidade de classe.

Belatos fazem cross class de guerreiro-especialista para poder usar o BMAU e ainda ser alguma coisa fora do BMAU. Geralmente isso não é aconselhado porque no 50 você não poderá voltar a ser especialista, portanto não terá como usar futuros MAUs. Magos belatos pegam caçador -> mago ou o contrario para ter os 2 buffs de esquiva e poderem tankar com base na esquiva enquanto atacam com magias, funciona bem mas precisa de elementais de ranger e botas apropriadas, sem contar o mesmo problema do guerreiro/piloto, tem que escolher uma classe pura no 50 para tirar maior proveito do nível.

Acrécia faz cross de guerreiro ou ranger para especialista para poder usar as granadas. em essência é uma troca igual mas só rende para especialistas indo para ranger ou guerreiro, que podem usar as habilidades para upar mais rápido. Granadas são eficazes para PVP e up, mas não para fazer PB e farm, rendendo a maioria de cross class de outras classes para especialsita como uma espécie de suporte no PVP. Por causa da falta de buffs sombrios/sagrados, também fazem cross class de guerreiro para caçador ou o contrario, usam armas de 2 mãos, contra ataque (que funciona sem escudo) E evasão como medida de defesa, trocam entre armas de alcance e de combate para combar as 6 skills, usam fogo cruzado e precisão absoluta (que funcionam com qualquer arma) para dar mais críticos. Em geral não presta porque são caros e as habilidades de classe de guerreiro ou de fuzileiro compensam pela falta de armas do hibrido, sem contar a dificuldade de abrir habilidades elites 2 vezes.

Coras fazem cross class para invocadores, principalmente. Estes geralmente são rangers, também focados para PVP. Usam os debuffs experiente e elite para impedir o alvo de atacar, usam em conjunto hecate e arma de critico para stunar até matar. No 50, para usar melhor seu nível tem q pegar uma classe pura, deixando as habilidades mágicas (e os summons) para trás.


Parte 6 - CASH SHOP!

"Dinheiro não compra felicidade, mas com certeza ajuda!" - ditado popular.


A cash shop é o grande trunfo da LUG. Com ela você tem razão para gastar mais de 20 reais ao mês no jogo, e se você fizer tudo certo esses 20 reais serão mal-gastos. Ela pode ser dividida em 4 categorias: poções e itens descartáveis, itens para upgrade, itens utilitários e itens não descartáveis. Lembre-se que você também pode conseguir desconto na cash shop, ao refinar minérios você pode achar um "cristal de pexion" que pode ser trocado no gerente Premium por um cupom de desconto, ele pode dar desde 1% a 80% (!) de desconto ou 100 a 10.000 de desconto, este ultimo só aceita ser usado para diminuir o preço da compra em 10%.

As poções e itens descartáveis é de longe a parte mais "eficaz" da cash shop. O dinheiro q você investe nela é certo de retornar para você, nesta seção também se inclui jades, poções de HP com delay reduzido (AKA rápidas), rank kartela e FMAs. Note que as jades funcionam com conta Premium, mas rank cartela não. Poção de PT funciona com qualquer um, mas lembre-se que é tudo em % e não em "vezes". Vale lembrar também q a poção não ajuda a PTar habilidades experiente elite e etc. poções de 55 atk, def e etc são melhores usadas em situações em que você sabe q não vai morrer ou em que cada segundo conta. Lembre-se que todas essas poções são sobre o bônus base da arma e armadura, se possível sempre tenha equips ref ao usar elas. As jades de exp e de lvl vem em 3 tamanhos cada, uma do dia inteiro, outra que funciona das 6 as 1 da manhã e outra das 6 da manhã as 1 da tarde.

Itens para upgrade serão sua maior dor de cabeça. Nesta categoria inclui praticamente todas as caixas, extensores de slot e o set de jóia T5 conhecido como "da sorte". As caixas de celebração da CCR têm aprimoradores estáveis apenas, significando que não quebram a arma, as caixas de vigores dão aprimora dores melhores, mas espere quebrar mais de 3 armas para acertar o upgrade. As caixas de generosidades são similares a de vigor, e apesar da descrição, o que vier da caixa pode ser usado com qualquer peça da armadura. a caixa superior tem um aprimorador com 100% chance de acerto para armaduras superiores apenas e somente, feitos a partir de cristal de talica. De novo em relação a caixa de gene, a chance de vir algo bom é pouca, mas não falha. é provavelmente o setor mais mesquinho da cash shop, mas também a maior fonte de poder do jogo todo, se tem alguém que vai fazer um item +7 será com o uso da cash shop. O tamanho das caixas determina a media do talicador, caixa pequena da CCR geralmente dá 1~3, a media 2~3 e a grande 3~4, com ~20% chances de sair para arma reforçada e ~5% para laranja. Os aprimoradores não funcionam com facas de arremesso e lança-granadas.Itens utilitários são coisas q você talvez não precise mas com certeza ficará feliz de que estão lá. Teleporte para PBs, poção de ressucitar, poção de teleporte para e de jogadores entre outros. Estes itens têm seu uso completamente ignorável, bastaria organizar com um grupo ou guilda. Infelizmente isso nem sempre é possível, então tenha em mente, ao upar direto você morrerá algumas vezes, se o especialista morrer com você, alguém vai ter que pagar o ress dele. Espere gastar vários reais com pílula de 100% quando chegar no nível 49.

Itens não descartáveis são itens que você provavelmente nunca vai precisar. Eles são praticamente 3, as FMAs (não se preocupe, as 3 mineram na mesma velocidade) o anel de iniciante e o brinco de iniciante. São úteis para alcançar um HP alto, mas nos níveis finais você deve estar usando amuletos melhores, com exceção da FMA, sempre útil para os ocupados que upam mesmo na única hora do dia que dá para minerar.

Vários itens do jogo têm na verdade um "irmão maior" na cash shop. Se precisa de adrenalina de 55% atk, tem maneiras de conseguir a de 40%, um guerreiro voltado completamente p atk recebe um pack delas ao alcançar lvl 40, uma quest refazível para lvl 50 dá meio pack dela. tera munição tem 30.000 tiros, enquanto que a slim da cash shop tem 50.000, classes de caçadores ganham 1 tera a escolha no level 40. Poção de 3k pode ser achada na sala de guilda e em ether por 250k o pack, poção de 2.5k de HP rápida da cash shop por 10 cash regenera um pouco mais rápido, mas a poção de 4k a venda na mountain beast (por 350k +/-) é melhor, a poção de 4k de HP rápida da cash shop (20 de cash) cura mais rápido, mas no fim não existe nada como poção de 5k de HP a venda na terra dos párias, +/- 500k o pack.

Conta Premium pode vir a não compensar se você passou do lvl 40. Note que 31 dias custam 27 reais, enquanto a mensalidade era de 19,90 reais. A conta Premium dá 2x exp, PT, drop e mineração, mas em essência você só usará no Maximo 2 destes ao mesmo tempo. Enquanto ainda é mais barato comprar Premium que jade de exp, você nem sempre irá PTar e dificilmente o drop do seu up irá pagar suas poçoes mesmo com 3x drop. Para farmar e etc, você estaria usando apenas o 2x drop já que a exp seria praticamente nada. O 2x mineração é na verdade uma enganação por causa do deposito, em essência você minera mais rápido sim, mas como o deposito acaba você deve ficar com algo entre 5 a 25% a mais de minério se comparar sem Premium dependendo de quantos mineram com você. Para um novato, conta Premium ajuda muito a upar, se ele fizer tudo certo conseguirá upar para o 30 seguindo as quests, do 30 p 40 ele vai ficar em um misto de up, farm e PT, no 40 ele pode conseguir uma guilda e aproveitar os últimos dias de Premium para pegar lvl 47 e ficar full PT, deixando ele apenas com a necessidade de conseguir equips reforçados do 47 e 50, feitos em portal de itens ou similares que não são afetados pela conta Premium.

Créditos: Luar de Agosto
Melhoras: FoxHound
Link Original: Level Up Games